EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Cyberativismo: Vote não ao PL 154. Pela manutenção do Código Ambiental do RS

Prezados amigos Verdes e simpatizantes, estamos em Estado de Alerta no RS em relação a possível votação na próxima terça feira (27/10), quando os Deputados Estaduais do Rio Grande do Sul irão colocar em debate para aprovação o Projeto de Lei 154/2009 que pretende REVOGAR toda a legislação ambiental do Estado, um verdadeiro retrocesso na proteção ambiental.

Pedimos aos amigos para em REDE Cyber-ativista possamos manifestar nosso repúdio e protesto contra este ato de ignóbil esperteza destes setores que buscam legitimar uma lei “inconstitucional”.

Conforme o roteiro abaixo, enviados pelos Parceiros da Biofilia e Apedema, pedimos que colaborem e enviem mensagens aos deputados com a manifestação abaixo.

Contamos nessa hora com sua participação e ativismo em nome da REDE Os Verdes e do Movimento Ecológico Gaúcho. Obrigado!

Júlio Wandam
Os Verdes de Tapes/RS
GT de Comunicação/RBP

Companheiros

Tendo em vista que o PL 154/2009 do Dep Edson Brun que altera toda a legislação ambiental recebeu parecer favorável do relator Dep . Marquinho Lang.

Tendo em vista que o Dep. Fernando Záchia pediu preferência, ou seja, pede prioridade para que o mesmo seja votado rapidamente. Tá mais do que óbvio que tá tudo bem articulado entre eles para dar celeridade ao projeto.

O PL pode ser votado na próxima terça, 27/10, na Comissão de Constituição e Justiça, 9:00hs.

A única manobra protelatória é um pedido de vistas que pode adiar por apenas uma semana no máximo a votação.

É preciso, portanto, uma pressão intensa sobre os deps da CCJ a partir de hoje até terça feira.

Para isto estamos propondo uma ação via internet, com o objetivo de superlotar suas caixas de correspondência com mensagens de protesto e indignação sobre as alterações propostas pela PL 154.

Com certeza eles vem sendo pressionados pelo representantes do agronegócio há mais tempo.

A estratégia é seguinte:

1 – Onde diz Assunto escreva – Vote não à PL 154, pela manutenção do Código Ambiental.

2 – Cole os endereços de email dos deputados –

alceu.moreira@al.rs.gov.br; fernando.zachia@al.rs.gov.br; edson.brum@al.rs.gov.br; elvino.bohngass@al.rs.gov.br; fabiano.pereira@al.rs.gov.br; francisco.appio@al.rs.gov.br; pedro.westphalen@al.rs.gov.br; nelson.marchezan@al.rs.gov.br; adroaldo.loureiro@al.rs.gov.br; giovani.cherini@al.rs.gov.br; iradir.pietroski@al.rs.gov.br; marquinho.lang@al.rs.gov.br; luciano.azevedo@al.rs.gov.br; bancada.dem@al.rs.gov.br; bancada.pdt@al.rs.gov.br ; bancada.pp@al.rs.gov.br; bancada.pps@al.rs.gov.br; bancada.prb@al.rs.gov.br; bancada.psb@al.rs.gov.br; bancada.psdb@al.rs.gov.br; bancada.pt@al.rs.gov.br; bancada.ptb@al.rs.gov.br

3 – No corpo de email segue uma sugestão de texto:

O ataque à legislação ambiental promovido pelos agentes políticos que deveriam zelar pela legislação do Estado é uma vergonha. A sociedade não foi consultada sobre as alterações propostas pelo Projeto de Lei 154, a consulta e proposição ficou limitada aos setores produtivos, e as conseqüências ambientais deste projeto serão sentidas por toda a sociedade. Caros deputados, coloquem a mão na consciência e não dêem andamento a este suicídio ecológico. A produtividade das terras, a produção de alimentos necessitam de um ambiente equilibrado, fora isto toda iniciativa de ampliar a produção e explorar a terra de forma exaustiva, significa a perda de potencial produtivo em médio e longo prazos, além da dependência e subordinação dos produtores às empresas de insumos, deixando a terra apenas como suporte, um meio de cultura, onde a produção necessita cada vez mais de aditivos externos para garantir a produção. Ademais, fragilizar a legislação ambiental, no momento em que o mundo todo busca alternativas para conter os impactos da crise ambiental e climática, demonstra o grau de desconhecimento das verdadeiras demandas sociais e da urgência do tema, por parte do nosso legislativo, por parte dos nossos representantes. Estamos de olho nos Senhores, e vamos cobrar um postura ética e moral referente às questões ambientais. Por nossos filhos e netos, pelas futuras gerações. Seu voto pode garantir a sustentabilidade ambiental de RS. Nossos votos podem garantir a sustentabilidade de seus mandatos.

Segue a lista dos Deputados da CCJ

Presidente: Alceu Moreira – PMDB – alceu.moreira@al.rs.gov.br

Vice-Presidente: Luiz Fernando Záchia – PMDB – fernando.zachia@al.rs.gov.br

Titulares

Edsom Brum – PMDB – edson.brum@al.rs.gov.br

Elvino Bohn Gass – PT – elvino.bohngass@al.rs.gov.br

Fabiano Pereira – PT – fabiano.pereira@al.rs.gov.br

Francisco Appio – PP – francisco.appio@al.rs.gov.br

Pedro Westphalen – PP – pedro.westphalen@al.rs.gov.br

Nelson Marchezan Jr. – PSDB – nelson.marchezan@al.rs.gov.br

Adroaldo Loureiro – PDT – adroaldo.loureiro@al.rs.gov.br

Giovani Cherini – PDT – giovani.cherini@al.rs.gov.br

Iradir Pietroski – PTB – iradir.pietroski@al.rs.gov.br

Marquinho Lang – DEM – marquinho.lang@al.rs.gov.br

Luciano Azevedo – PPS – luciano.azevedo@al.rs.gov.br

Bancada do DEM – bancada.dem@al.rs.gov.br

Bancada do PDT – bancada.pdt@al.rs.gov.br

Bancada do PP – bancada.pp@al.rs.gov.br

Bancada do PPS – bancada.pps@al.rs.gov.br

Bancada do PRB – bancada.prb@al.rs.gov.br

Bancada do PSB – bancada.psb@al.rs.gov.br

Bancada do PSDB – bancada.psdb@al.rs.gov.br

Bancada do PT – bancada.pt@al.rs.gov.br

Bancada do PTB – bancada.ptb@al.rs.gov.br

Ecólogo Felipe Amaral
Secretário Executivo – Instituto Biofilia
Av. Borges de Medeiros – 708 / 603
Cep. 90020-024 – Porto Alegre – RS
contato{at}institutobiofilia.org.br

* Colaboração Movimento Ambientalista Os Verdes de Tapes/RS para o EcoDebate, 26/10/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.