EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Belo Monte: As declarações equivocadas de Roberto Messias

Altamira, 06 de outubro de 2009

Os movimentos sociais assim como os pesquisadores que fazem parte do painel de especialistas para analise crítica do EIA de Belo Monte encaminharam ontém ao MPF de Altamira, todos os documentos que foram protocolados junto ao IBAMA e que devem fazer parte do processo administrativo do licenciamento ambiental de Belo Monte.

Os documentos foram entregues ao IBAMA dentro do prazo de 15 dias úteis conforme o artigo 13 do regulamento das audiências públicas do órgão licenciador federal. Em resposta às declarações equivocadas feitas pelo presidente do IBAMA, Roberto Messias no dia 05 de outubro ao Valor Econômico, o MPF está preparando uma recomendação que deverá ser encaminhada em breve ao IBAMA, exigindo que tais documentos sejam inseridos no processo.

É bom relembrar que no último dia 30 de setembro, cerca de quarenta representantes dos movimentos sociais do Médio Xingu protocolaram junto ao IBAMA e ao MPF, um manifesto político e um documento apresentando mais de 60 questões que preocupam as populações locais e que ficaram sem resposta durante as audiências publicas realizadas na região. A imprensa local, retransmissora dos grandes canais de comunicação, realizou a cobertura da entrega e as notícias foram apresentadas nos jornais locais neste mesmo dia (TV Líder, SBT, TV Record Altamira e Canção Nova).

Ficamos preocupados com essa declaração do Sr. Messias pois temos a impressão que existe um descompasso entre os órgãos governamentais no já tão polêmico processo de licenciamento ambiental do AHE Belo Monte.

Renata Soares Pinheiro
Movimento Xingu Vivo para Sempre

* Nota do Movimento Xingu Vivo para Sempre! enviada por Rogério Almeida para o EcoDebate, 07/10/2009

Nota do EcoDebate: a manifestação do Movimento Xingu Vivo para Sempre refere-se às declarações do presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Roberto Messias, ao jornal Valor Econômico, afirmando que nenhuma contribuição ou questionamento sobre o estudo de impacto ambiental da usina hidrelétrica de Belo Monte foi entregue ao instituto até o prazo final do período de consulta pública do projeto.

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.