Eleição da comissão para discutir novo código florestal é adiada para a próxima semana

No encontro para eleger a chapa que comandará os trabalhos da comissão especial do novo código florestal, os deputados decidiram adiar mais uma vez a decisão. A primeira reunião da nova comissão, realizada no dia 29/09, terminou em bate-boca. Hoje, mais calmos, os parlamentares fizeram um acordo, antes mesmo do início oficial da sessão, e adiaram a eleição para a próxima terça-feira, às 14h.

Até lá, serão realizadas reuniões entre os 18 deputados para se chegar a um consenso acerca dos nomes indicados para chefiar a comissão.

As discussões de ontem surgiram depois que parlamentares do PV, P-SOL, PT e PCdoB reclamaram de não terem sido ouvidos na articulação para a escolha da chapa formada pelos deputados Moacir Micheletto (PMDB-PR), para presidente; Homero Pereira (PR-MT), para relator; Giovani Queiroz (PDT-PA), primeiro vice-presidente; Sarney Filho (PV-MA), segundo vice-presidente; e Luis Carlos Heinze, terceiro vice-presidente.

O líder do PV, o deputado baiano Edson Duarte, disse que não foi ouvido e que não havia indicado o nome do deputado Sarney Filho (PV-MA) para a chapa. Duarte disse que retiraria o nome do parlamentar da lista.

O deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) criticou a postura do PV: “O Partido Verde tenta buscar a atração da discussão para si porque tem uma candidata à Presidência da República e tem uma posição radical que não quer que o Brasil tenha uma legislação ambiental moderna, científica, técnica”, afirmou após a sessão de hoje.

“Temos que negociar com a base e fazer relator e presidente por consenso”, disse o deputado José Genoino (PT-SP), que ontem protestou sobre a forma como a chapa foi montada. Ele reconheceu, entretanto, a dificuldade de mudar os nomes para a presidência e relatoria da comissão. “Eles já têm dez dos 18 votos.”

Reportagem de Danilo Macedo, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 01/10/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Comentários encerrados.

Top