EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Minc refirma críticas aos estudos sobre comercialização de carros de passeio a diesel

poluição veicular

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, voltou a criticar, no dia 19/9, os estudos anunciados pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para a comercialização de carros de passeio movidos a diesel no país. “Eu não acho uma boa idéia.”

A proposta vai ser discutida com outros ministérios e terá de ser aprovada também pelos órgãos ambientais e pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). “No que compete a mim, minha orientação para o órgão ambiental e para o Conama é não aprovar essa solução”, disse o ministro.

Minc destacou que o Brasil tem o etanol como diferencial. A subtãncia não emite gás carbônico, causador do efeito estufa, na atmosfera. Ele lembrou que toda emissão que sai do escape do álcool é absorvida pela cana na fase de crescimento da planta.

“Então, do ponto de vista das emissões, que é o que aquece (a atmosfera), o álcool é neutro”. Minc referiu-se também ao biocombustível fabricado pelo Brasil. “Então, abrir o carro para diesel, que em grande parte a gente importa, não é bom.”

Minc afirmou que o governo está tentando reduzir o teor de poluição do diesel, que era de 500 partes de enxofre por milhão, e agora está em 50 partes por milhão. O ministro lembrou que foi aprovada recentemente uma resolução no Conama, que reduz o teor de enxofre no diesel para 10 partes por milhão. A entrada em vigor, porém, será a partir de 2011.

“Aí, sim, a gente vai ter o mesmo nível da Europa. Acho uma péssima ideia liberar o diesel para os carros. Ainda por cima, nosso diesel, que não está no padrão dos outros países, que tem maior poluição de enxofre por parte”

Reportagem de Alana Gandra, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 21/09/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.