EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

22 de setembro, Dia mundial sem carro: Paulistano deixaria carro em casa se transporte público fosse mais eficiente

22 de setembro, Dia mundial sem carro
Imagem: OMA-BRASIL

O paulistano adquiriu mais carros em 2009, mas tem interesse em deixar o veículo em casa e passar a usar o transporte público. A conclusão é de uma pesquisa divulgada ontem (18) pelo Movimento Nossa São Paulo. A pesquisa, chamada Mobilidade em São Paulo, foi realizada com o apoio do Ibope e sua divulgação antecede em quatro dias o Dia Mundial sem Carro, que ocorre na próxima terça-feira (22).

Segundo a pesquisa, 50% dos entrevistados (um total de 805 pessoas) afirmam ter um ou mais veículos em casa, número 13% maior do que o do ano passado. Desse total, 29% usam os veículos diariamente.

Apesar de ter crescido o número de paulistanos com carro, também cresceu o número de pessoas (78% do total de entrevistados) que afirmam que deixariam o carro em casa para utilizar o transporte público, caso houvesse uma boa alternativa de transporte.

Cerca de 71% dos entrevistados também reclamaram do trânsito na cidade, considerando-o ruim (24% do total) ou péssimo (47%). Segundo a pesquisa, o paulistano gasta, em média, 2 horas e 43 minutos para se deslocar pela cidade diariamente.

O trânsito, segundo a pesquisa, é uma das áreas mais problemáticas da cidade (38%), só perdendo para saúde (65%) e educação (41%), na opinião dos entrevistados. O problema com a segurança pública aparece em seguida, na opinião de 29% das pessoas que responderam à pesquisa.

Cerca de dois terços dos entrevistados preferem que os investimentos públicos nos próximos anos sejam direcionados para o transporte coletivo. A sugestões apontadas foram: construção e ampliação das linhas de metrô e trem (solução apontada por 61% das pessoas) e ampliação dos corredores de ônibus (45%).

Reportagem de Elaine Patricia Cruz, Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 19/09/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

2 thoughts on “22 de setembro, Dia mundial sem carro: Paulistano deixaria carro em casa se transporte público fosse mais eficiente

  • Margarete Storto

    ESTACIONAMENTO GRATUITO PARA BICICLETAS NO DIA MUNDIAL SEM CARRO

    Em 22 de setembro é celebrado o Dia Mundial sem Carro, data em que todos no planeta são convidados a deixar seus veículos em casa e se locomover só com meios de transporte alternativos, como a bicicleta. Aos ciclistas que decidirem aderir ao movimento, a rede de estacionamentos Maxipark vai oferecer estadia grátis em 22 unidades espalhadas pela capital e grande São Paulo.
    Para desfrutar desse serviço, basta que o usuário vá, no decorrer do próximo dia 22, até um dos estacionamentos participantes*. Só serão recebidas bicicletas com corrente e cadeado de segurança. “Com essa ação, esperamos incentivar os paulistanos a trocar o carro pela bicicleta. Trata-se de um movimento importante, pois chama a atenção para questões sensíveis como a poluição do ar, a demanda por mais ciclovias e o respeito aos pedestres”, destaca o presidente da Maxipark, Paulo Frascino.

    * Estacionamentos Maxipark participantes: Sede Nestlé (Av. Chucri Zaidan, 246 – Itaim Bibi); Edifício Comercial Plaza Alphaville (Alameda Rio Negro, 1084 – Alphaville); Condomínio Ed. Avenida Paulista (Av. Paulista, 2.202 – Consolação); Ginásio do Ibirapuera (R. Manoel da Nóbrega, 1.361 – Moema); Metrô Ana Rosa (Av. Vergueiro, 2727 – Vila Mariana); Confort Oscar Freire (R. Oscar Freire, 1948 – Jardim Paulista); Loja Pernambucanas (R. Deputado Lacerda Franco, 68 – Pinheiros); Banco HSBC (Av. Vital Brasil, nº 214/216 – Butantã); Onne Unigolf Pátio (Rua Orobó, 125 – Alto de Pinheiros); Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 824 – Consolação); Banco HSBC (Rua Gastão Vidigal, 2090 – Vila Leopoldina); Banco Itaú (Av. Juscelino Kubistchek, 1200/1300 – Vila Olímpia); Banco HSBC (Rua Avelino Lopes, 32 – Osasco); Banco Bradesco (Av. Rio Branco, 112 – Centro); Edifício Paineiras (Rua Fiação da Saúde, 145 – Saúde); Banco HSBC (Praça da República, 511 – Republica); Edifício Setin Tower (Rua Fidêncio Ramos, 100 – Itaim Bibi); Special Garden (Rua Doutor Melo Alves, 53 – Jardim Paulista); Banco Bradesco (Av. Eng. Armando Arruda Pereira, 657 – Jabaquara); Hospital Mandaqui (Rua Voluntários da Pátria, 4301 – Santana); Lojas Pernambucanas (av. Tucuruvi, 400 – Tucuruvi); Banco Bradesco (Av. do Cursino, 1529 – Cursino).

Fechado para comentários.