EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

China poderia atender as necessidades futuras de energia apenas com energia eólica

eólicas

O estudo sugere que o vento é ecologica e economicamente viável e poderia reduzir as emissões de CO2

[Por Henrique Cortez, do EcoDebate] Uma equipe de cientistas da Universidade de Harvard e da Universidade de Tsinghua, demonstrou o enorme potencial para a energia eólica na China. Usando extensos dados metrológicos e incorporando informações das políticas do governo chinês para energia e as restrições financeiras na implantação da energia eólica, os pesquisadores estimam que o vento sozinho tem o potencial para atender a demanda de eletricidade do país projetada para 2030.

A substituição do carvão e outros combustíveis fósseis para um modelo ‘verde’, baseado na energia eólica, poderia, também, reduzir as emissões de CO2, reduzindo a poluição resultante da queima do carvão. A pesquisa [Potential for Wind-Generated Electricity in China] foi publicada na edição de 11 de setembro da revista Science.

A China é o segundo país, atrás apenas dos EUA, em capacidade nacional de geração de energia (792,5 gigawatts por ano), com um aumento da demanda estimado em 10% ao ano e, atualmente, é o maior emissor do mundo de CO2.

A China é o mercado de energia eólica que mais cresce no mundo, mais ainda está em 0,4% da oferta total de eletricidade, ficando atrás somente dos EUA., Alemanha e Espanha em termos de capacidade instalada dos parques eólicos existentes.

A análise indicou que uma rede de turbinas eólicas, operando em 20% de sua capacidade nominal, poderia fornecer, potencialmente, um total estimado em 24,7 petawatts/hora de eletricidade por ano, ou mais de sete vezes do consumo atual da China atual.

Os pesquisadores também determinaram que a energia eólica só, ao custo de US$ 0,076 (7,6 centavos de dólar) por kilowatt-hora, podia tender toda a demanda por energia elétrica do país projetada para 2030.

A área destinada para instalação das centrais eólicas com capacidade de atender esta demanda foram estimadas 500 mil quilômetros quadrados, sem impedir, entretanto, o que as áreas de permanecessem agrícolas.

Em contrapartida, para atender à crescente demanda de eletricidade, durante os próximos 20 anos, usando os combustíveis fósseis como fontes de energia, a China teria que construir usinas a carvão que poderiam produzir o equivalente a 800 gigawatts de eletricidade, resultando em um aumento potencial do 3,5 bilhões de toneladas de CO2 por ano.

Potential for Wind-Generated Electricity in China
McElroy et al.
Science 11 September 2009: 1378-1380
DOI: 10.1126/science.1175706

EcoDebate, 17/09/2009, com informações de Patrick Michael Rutter, da Universidade de Harvard


Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.