Estudo da Eletrobrás estima que a energia eólica tem custo mais baixo que as térmicas a gás e diesel

energia eólica

Estudo elaborado pela Eletrobrás e apresentado, no dia 04/09, em um seminário promovido pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Rio de Janeiro (Apimec/RJ) elimina um dos principais mitos ligados à energia eólica: de que se trata de uma fonte energética cara. O evento foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

O chefe do Departamento de Engenharia e Gestão de Obras de Geração da estatal, Marcio Drummond, mostrou aos participantes do seminário que embora apresente um custo de investimento inicial mais caro que as térmicas a gás e a diesel, por exemplo, o custo operacional das usinas eólicas resulta bem menor.

“Com dez dias, a eólica já passa a valer a pena em relação às usinas a gás, por exemplo”, disse Drummond. Na comparação com as térmicas a diesel, bastariam seis dias para evidenciar a vantagem da geração eólica, de acordo com o estudo.

Drummond acrescentou que, “em dois meses, você pode dizer que [a energia eólica] compensa qualquer coisa”. Isso significa que após 60 dias a energia gerada pela usina eólica começa a ficar mais barata que a energia de outras fontes.

O estudo será divulgado oficialmente pela Eletrobrás somente em novembro próximo, durante evento em Recife (PE). Por isso, Drummond não quis adiantar mais detalhes sobre o trabalho.

Reportagem de Alana Gandra, da Agência Brasil, publicado pelo EcoDebate, 08/09/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

4 comentários em “Estudo da Eletrobrás estima que a energia eólica tem custo mais baixo que as térmicas a gás e diesel

  1. Se o efeito sistêmico sobre a diminuição do custo marginal de operação fosse levado em conta, as eólicas teriam um fator de capacidade maior. Isso já melhoraria suas chances.

Comentários encerrados.

Top