EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Adolescentes são mais infectadas pelo vírus HPV

O vírus HPV- papilomavírus humano – infecta 65% das mulheres no mundo logo na primeira relação sexual. De acordo com a responsável pelo setor de Medicina Sexual do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Elsa Gay, as mulheres jovens têm um sistema imunológico mais imaturo do que as mais velhas e ficam mais suscetíveis a doenças.

Segundo a médica, aproximadamente 32% das mulheres e 47% dos homens brasileiros iniciam a vida sexual antes dos 14 anos, idade em que nem sempre já tiveram informações sobre os riscos de doenças sexualmente transmissíveis. “Esse inicio precoce da vida sexual pede ainda mais prevenção que a esperada dos sexualmente ativos”, observou.

A especialista explica que a melhor maneira de prevenir a doença é usar preservativo durante as relações sexuais. Porém, outros cuidados também são necessários.

“É importante evitar compartilhar roupas e sabonetes porque também podem transmitir o HPV”. Segundo a médica, em cerca de 5% dos casos a transmissão se dá por uso de peças de roupas íntimas ou de maiôs e biquinis emprestados.

Elsa recomenda às mulheres que consultem sempre um ginecologista para fazer a prevenção do câncer de útero e, se for o caso, identificar e tratar o HPV. “Ele é um vírus silencioso, é praticamente impossível descobrir quem tem o vírus sem um exame”.

Para Elsa, outra medida de prevenção é tomar a vacina contra o HPV. Apesar de ser uma infeccção predominante em jovens, mulheres de todas as idades devem tomar a vacina.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o HPV é capaz de provocar lesões de pele ou de mucosa. Na maior parte dos casos, as lesões têm crescimento limitado e habitualmente regridem espontaneamente. Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV, que são classificados em duas categorias: de baixo risco de câncer e de alto risco de câncer.

Reportagem de Ivy Farias, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 27/08/2009

Nota do EcoDebate: em relação ao vírus HPV – papilomavírus humano – sugerimos que leiam, também, as matérias:

Adolescentes devem ser alvo de ações no controle do HPV e das lesões do colo do útero

Pesquisa revela altos índices de lesões por HPV em jovens

HPV: Usar preservativo previne o câncer de útero

Pais desconhecem benefícios de vacinar meninas contra o HPV

No Brasil, só 1% tem acesso à vacina anti-HPV

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.