EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Fiscalização resgata 35 trabalhadores em situação análoga à escravidão em Goiás

Trabalho Escravo: vamos abolir de vez essa vergonha

Vítimas trabalhavam em uma fazenda, entre elas três adolescentes

O Grupo Especial de Fiscalização Rural da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE/GO) resgatou na última quinta-feira (20) 35 trabalhadores em situação análoga à escravidão em uma fazenda no município de Minaçu, localizada a 504 quilômetros da capital Goiânia. Entre os resgatados estavam três adolescentes, sendo um de 15 anos e outros dois de 16 anos.

Os trabalhadores não tinham vínculo empregatício formal. A maioria mora na cidade de Minaçu e alguns deles viviam na própria fazenda. Um deles declarou que trabalha na localidade há mais de 12 anos. O auditor-fiscal do trabalho e coordenador da operação, Roberto Mendes, informou que praticamente nenhum trabalhador usava equipamentos de proteção, exceto quando compravam com o próprio dinheiro, na cidade ou do empregador, que cobrava pelo fornecimento de foices, limas e botinas. Muitos casos de acidentes de trabalho foram informados pelos trabalhadores, inclusive com omissão de socorro, envolvendo intoxicações com agrotóxicos.

Segundo Mendes, a comida fornecida era de péssima qualidade. Pela manhã, apenas café puro e no almoço e jantar arroz, feijão, mandioca e, às vezes, carne. “As condições de moradia são as piores já encontradas pelo grupo de fiscalização rural”, destacou o auditor. Em um alojamento alguns trabalhadores dormiam na varanda em pedaços de espumas velhas e muito fétidas e outros em redes instaladas na varanda sobre os que dormiam no chão. Fora do alojamento quatro trabalhadores dormiam embaixo de uma árvore, com duas mulheres e uma criança de 4 anos. Também não havia energia no local.

[Outras matérias sobre o mesmo tema na tag “Trabalho Escravo“]

* Informe do MTE, publicado pelo EcoDebate, 25/08/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.