EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Marina Novamente, artigo de Roberto Malvezzi (Gogó)

Roberto Malvezzi (Gogó), em foto de arquivo
Roberto Malvezzi (Gogó), em foto de arquivo

[EcoDebate] A possibilidade Marina já está na praça. Depois de tanta reação a um texto curto e simples – “A Candidatura de Marina” -, achei por bem comentar os comentários em um segundo texto.

Tantas reações, tão diferenciadas, desde aqueles que vêem nela a “nova utopia”, substituindo Lula, até os que não vêem aí nada de novo, e acham até nefasta sua candidatura, há uma certeza: sua candidatura provocará grande debate em nível nacional. Portanto, gostando ou não, a candidatura de Marina pode suscitar um intenso debate sobre os rumos do país – já está suscitando -, mas também sobre ela mesma e sua conduta como Ministra.

Se o PV é o lugar, se seria refundado, se é possível uma aliança com Heloísa, se os movimentos sociais viriam para essa batalha, até mesmo se vai merecer um voto, tudo dependeria das costuras, das alianças, do programa que se construiria. O Brasil é o inventor do sócio-ambientalismo e está na hora de virar programa político.

Quanto ao PT, Lula e seu governo tiveram todas as chances. Definitivamente, mesmo com conquistas sociais importantes na ponta – que podem continuar -, Lula não soube, não quis, não mostra vontade de entrar numa economia do Século XXI. É triste, mas é a realidade. Portanto, sair para outras articulações não é só lógico, mas absolutamente necessário.

Marina tem falado praticamente como candidata. Fala em inserir o país no século XXI, vencendo a visão economicista dos séculos passados recentes. Se vai ter coerência para defender essa visão, firmeza, grandeza, ou se vai vergar-se diante dos poderes, como tantas vezes o fez como Ministra, só a história dirá. Mas, ela pode ser o pivô de um novo concerto brasileiro, de forças que estão insatisfeitas com as possibilidades presidenciais já apresentadas e que gostariam de pautar a eleição com esses novos conteúdos que os tempos atuais exigem.

Roberto Malvezzi (Gogó) é Assessor da Comissão Pastoral da Terra – CPT, colaborador e articulista do EcoDebate.

EcoDebate, 18/08/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

3 thoughts on “Marina Novamente, artigo de Roberto Malvezzi (Gogó)

  • É no Gogó!(porque se não é divertido não é sustentável…)
    Falou pouco, mas falou tudo!
    Vou postar no meu blog no Movimento Marina Silva Presidente.
    Sinto no ar o cheito sutil da florestania…
    Grato
    ABC (Abraço e beijo do Cezimbra)
    Junter-se a nós, pela Cura de Gaia, nossa Mãe Terra!

Fechado para comentários.