EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Comunidades quilombolas aprimoram plantio da mandioca

Comunidade aprendeu novas técnicas durante visita técnica. Foto Divulgação
Comunidade aprendeu novas técnicas durante visita técnica. Foto Divulgação

Pequenos produtores de Maragogipe (BA) fizeram visita técnica a São Miguel das Matas com o apoio do Sebrae

O município de São Miguel das Matas, localizado no Recôncavo Sul da Bahia, tem na mandioca a sua principal cultura de subsistência. O desempenho técnico da produção serviu de referência para duas comunidades quilombolas de Maragogipe, que realizaram, no início deste mês de julho, visita técnica articulada pelo Sebrae. O resultado dessa ação foi positivo e as comunidades de Guaí e Girau Grande já apresentam um aprimoramento no plantio da mandioca e na produção de derivados.

A pequena produtora da comunidade de Girau Grande, Eliete dos Santos, confirma que a visita surtiu um efeito bastante positivo. “Aprendemos bastante, não só questões técnicas, como também sobre empreendedorismo”, diz Eliete. Ela destaca que a comunidade de Girau Grande tem a vantagem de estar próxima ao distrito de Maragogipe, o que facilita o escoamento da produção. “Vamos continuar em busca de um produto cada vez melhor”, afirma.

Laina Vanessa, também da comunidade de Girau Grande, diz que recebeu dicas valiosas. “Mais do que o aprimoramento técnico, tivemos um grande incentivo para o empreendedorismo”, acredita Laina.

De acordo com Bruno Barbosa, agrônomo da prefeitura de Maragogipe, esse aprimoramento já prevê um bom sinal. “A produção dessas comunidades deve avançar bastante. Eles estão adquirindo as práticas agrícolas corretas e isso resulta em uma maior qualidade final do produto”, afirma.

Carlos Henrique Nunes, gestor de projetos do Sebrae, explica que o projeto Comunidades Quilombolas, gerido pela Instituição, tem o objetivo de promover o desenvolvimento dessas localidades, contribuindo para a geração de emprego e renda. “Nesse caso específico, procuramos envolver todo o processo, desde o cultivo até a comercialização. O resultado tem sido animador”, conclui.

Reportagem de Carlos Baumgarten, da Agência Sebrae de Notícias, publicada pelo EcoDebate, 30/07/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.