EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Operação do Ibama impede desmatamento em Dom Eliseu, no PA

Carvoaria autuada
Carvoaria autuada

Área desmatada
Área desmatada

A equipe da Operação Triplo B embargou, no último sábado (25), uma área de 111 hectares desmatada ilegalmente em Dom Eliseu, para o plantio de produtos agrícolas. Ainda nesta localidade, os fiscais destruíram 48 fornos de carvão vegetal que funcionavam sem licença ambiental. As multas aplicadas aos responsáveis foram de R$ 570 mil.

Os fiscais chegaram ao local no momento em que os executores estavam desmatando a área, e por esta razão, foi possível cessar o crime ambiental e apreender as ferramentas utilizadas na atividade ilícita. É o que explica o Chefe da Fiscalização do Ibama no Pará, Alessandro Queiroz. “Essa detecção só foi possível pelas imagens de satélite disponibilizadas pelo Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que apontam os desmatamentos realizados de mês a mês”, afirma Queiroz.

Até agora, incluindo as ações do último sábado, a equipe contabiliza a apreensão de 404 metros cúbicos de madeira (184 serrada e 220 em tora), 221 metros cúbicos de carvão vegetal e de treze veículos (entre carretas e caminhões). Além disso, houve o embargo de aproximadamente 390 hectares de mata nativa, que haviam sido desmatadas sem autorização do órgão competente. As multas lavradas totalizam mais de R$ 2,3 milhões.

Iniciada no dia 20 de Julho, a Operação Triplo B tem o objetivo de atender ao planejamento prévio instituído pelo Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAM). Com o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a operação pretende verificar o cumprimento de embargos em vários municípios do Pará, bem como impedir o transporte de produtos florestais e, principalmente, impedir o desmatamento na região amazônica.

Luciana Almeida – Ascom Ibama/PA
fotos: Robson Cruz- Ibama/PA

EcoDebate, 29/07/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.