EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Biodiesel de girassol e de mamona chegam à fase de produção no INT

O projeto de implantação de biodiesel em municípios das regiões Sul e Metropolitana do Rio de Janeiro, que começou com a plantação de girassol e mamona em Resende, já está na fase de produção no Laboratório de Plantas Piloto do INT. O próximo município fluminense beneficiado pelo projeto será Nova Iguaçu.

O laboratório de Plantas Piloto do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCT) está produzindo biodiesel a partir de sementes de girassol e de mamona colhidas em Resende (RJ). A produção faz parte do Projeto Implantação de Biodiesel em Municípios das Regiões Sul e Metropolitana do Rio de Janeiro, financiado pelo MCT/INT e pela Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

O trabalho, coordenado pelo tecnologista Eduardo Homem de Siqueira Cavalcanti, da área de Corrosão e Degradação, englobou o plantio das sementes, a colheita e seu esmagamento. A caracterização dos óleos foi realizada pelo Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes e pelo Laboratório de Corrosão e Proteção, ambos do INT.

No momento, ocorre a produção de biodiesel e o próximo passo será a sua caracterização, de acordo com especificação nacional (Portaria ANP 007/2008). Com isto, encerra-se o ciclo de Resende.

Dando continuidade ao projeto, começaram os estudos no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Já foi selecionada a área de plantio e feita a análise química do perfil do solo. Agora, o objetivo é preparar a terra através da calagem que é a correção da acidez da terra com cal. Desta vez, a proposta do trabalho é diferente no aspecto do tamanho da propriedade. Neste instante, a parceria é com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Prevenção da Violência de Nova Iguaçu e a meta é trabalhar com agricultura familiar.

O Projeto envolve três agricultores que plantarão as oleaginosas consorciadas ao cultivo de subsistência (milho, feijão etc). O girassol, a mamona e o pinhão manso serão plantados nos intervalos das colheitas familiares.

* Informe do INTegração online, Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCT), publicado pelo EcoDebate, 114/07/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.