EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Ibama encontra serrarias clandestinas e balsas com madeira ilegal no Marajó

Ibama encontra serrarias clandestinas e balsas com madeira ilegal no Marajó

Equipes do Ibama e do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) divulgaram na manhã desta quinta-feira (9), o resultado da Operação Ínsula, realizada em junho e só consolidada em julho. A equipe apreendeu dez barcos, três balsas e dois rebocadores que transportavam madeiras ilegais no Arquipélago do Marajó (PA). Os fiscais identificaram diversas serrarias clandestinas às margens dos rios e igarapés da Ilha e autuaram os respectivos responsáveis em multas que totalizam mais de R$ 520,7 mil.

De acordo com o coordenador da Operação Ínsula, o fiscal do Ibama Ricardo Fecury, a incidência de balsas com madeiras em toras é comum em todos os rios da região. A essência mais retirada é a Virola, que é muito utilizada na fabricação de cabos de vassoura. “A extração ilegal de palmito também é outra atividade observada na localidade, por isso, quando os infratores não estão explorando o palmito, estão retirando madeiras para a produção de cabos de vassouras ou para abastecer os municípios da região e da capital”, afirma Fecury.

Os municípios de Limoeiro do Ajurú, Oeiras do Pará, Breves, Melgaço, Portel e a Flona de Caxiuanã, localizados no Arquipélago do Marajó, receberam base operativa móvel do Ibama que atuou, por meio da Operação Ínsula, no combate às atividades ilegais de desmatamento, comércio e transporte de madeira e portos clandestinos no Marajó.

Ibama encontra serrarias clandestinas e balsas com madeira ilegal no Marajó

Desde a primeira descida da equipe na região do Marajó, foi constatada a existência de diversas serrarias clandestinas utilizadas por pessoas que vivem às margens do rio Tajapurú, no município de Breves. Na localidade, também foram apreendidas embarcações com madeiras serradas, vindas de desmatamento ilegal.

A operação, iniciada no dia 8 de junho, foi dividida em duas frentes de trabalho, sendo uma para as ações fluviais e outra para ações e monitoramento aéreo. Sob coordenação da Superintendência do Ibama no Pará, e parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e do Escritório Regional do Ibama em Breves, a operação apreendeu 15 embarcações (barcos, balsas e rebocadores); 1,7 mil metros cúbicos de madeira serrada e em tora; 17 serras circulares; 14 motosserras; 963 kg de palmito ilegal, e mais de 3 mil metros de redes de pesca ilegais.

Luciana Almeida – Ascom/Ibama/PA
fotos: Equipe Operação Ínsula

[EcoDebate, 10/07/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.