EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Relatório alerta para o balanceamento dos biocombustíveis e dos recursos hídricos

custos do etanol de milho

[Por Henrique Cortez, do EcoDebate] Pesquisadores da Rice University afirmam que os EUA devem ter cuidado que a nova ênfase no desenvolvimento dos biocombustíveis como uma alternativa ao petróleo importado e levar em consideração os potenciais prejuízos para os recursos hídricos da nação.

De acordo com os pesquisadores um crescimento rápido na produção dos biocombustíveis poderia ter grande impacto ambiental, com significativas repercussões econômicas e isso, provavelmente, irá destacar a interdependência e a crescente tensão entre a segurança energética e de água. A conclusões da pesquisa foram publicadas no relatório “The Water Footprint of Biofuels: A Drink or Drive Issue?”

A pesquisa indica que a crescente produção de agrocombustíveis afetará a disponibilidade de recursos hídricos e aumentará a degradação dos mananciais e da qualidade da água. A produção de agrocombustíveis necessitam de grandes quantidades de água e a poluição da água é agravada pela drenagem agrícola contendo adubos, pesticidas e sedimentos.

Os autores estimaram que para produzir etanol de milho irrigado em Nebraska são consumidos 189 litros de água apenas para abastecer um carro médio para a distância de 1,6 Km. Dadas as diferentes práticas da utilização dos solos e outros fatores, esse número diminui para 87 litros para o milho cultivado em Iowa e sobe para 435 litros de produção de sorgo no Texas.

O relatório reconhece que algumas fontes de biocombustível, como o etanol celulósico a partir do switchgrass e outras opções, podem produzir mais energia com menor demanda de terras agrícolas, agroquímicos e água. De acordo com os pesquisadores as culturas devem ser escolhidas com base na sua adequação às condições climáticas locais e que os produtores possam adotar culturas sustentadas por chuvas, em vez de irrigação.

O relatório “The Water Footprint of Biofuels: A Drink or Drive Issue?“, no formato PDF, está disponível para acesso integral. Para acessar o relatório clique aqui ou para acessar o suplemento clique aqui.

[EcoDebate, 06/07/2009, com informações de David Ruth, Rice University]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.