EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Obsolescência planejada: Indústria estimula troca de produtos tecnológicos cada vez mais rápido

lixo eletrônico
Foto da Basel Action Network (BAN)

Manter produtos antigos é um grande desafio. Isso porque uma das estratégias da indústria é oferecer novas versões, com recursos ampliados, com o objetivo de fazer os consumidores substituírem seus produtos rapidamente.

“Quanto mais rápido você introduz pequenas modificações, mais você acelera o ciclo produtivo”, afirma Angela Cassia Rodrigues, pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo). “Há, também, a estratégia de marketing da obsolescência planejada –os produtos rapidamente se tornam desatualizados.” Matéria de Daniela Arrais, da Folha de S.Paulo.

Segundo a pesquisadora, empresas de telefonia celular desempenham um papel importante nisso, já que costumam oferecer aparelhos gratuitos.

Quem sofre com a prática é o ambiente. “Embora se fale muito em reutilização, ela nem sempre é viável. O estímulo ao consumo e a inviabilidade de reciclar os produtos antigos resultam na geração de lixo tecnológico”, afirma.

O custo de processamento desses equipamentos é grande, diz a pesquisadora. Pouco é reutilizado, e grande parte vai para aterros e lixões. “Um aterro sem os devidos controles contamina o subterrâneo com metais pesados, como chumbo, cádmio, mercúrio, que podem ser prejudiciais à saúde.” A solução, diz ela, é instituir uma legislação específica sobre o lixo eletrônico.

[EcoDebate, 15/06/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.