EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Operação da PF combate crimes ambientais no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque

Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, foto de arquivo MMA
Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, foto de arquivo MMA

A Polícia Federal, em cooperação com o Exército, Receita Federal, IBAMA e Instituto Chico Mendes, realiza até o dia 26 deste mês, a Operação Simbiose, que visa coibir a prática de delitos ambientais, tais como a garimpagem ilegal, destruição de floresta nativa, além de outros crimes. O lugar-alvo da operação, no combate a estes delitos, é o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, extremo norte do país, na divisa com a Guiana Francesa e com área aproximada de quatro milhões de hectares.

Com duração de dez dias, a execução operacional da missão consiste em várias frentes. Em uma delas, com incursão ao longo do rio Oiapoque e patrulhamento fluvial ostensivo, visa localizar possíveis focos de garimpo clandestino. Em outra frente, comunidades conhecidas como Ilha Bela e Vila Brasil, por se encontrarem no interior do Parque Nacional, serão fiscalizadas, já que servem de apoio para a garimpagem clandestina.

Policiais Federais também montaram barreiras para patrulhamento rodoviário na região de Calçoene, nas proximidades do Distrito de Lourenço com intuito de fiscalizar o tráfego viário naquele trecho e combater o contrabando.

Cerca de 30 Policiais Federais e 250 militares do Exército participam da missão que tem como objetivo sufocar os inúmeros delitos na região, principalmente coibir e desestimular a ocupação clandestina da área. Ilha Bela está localizada dentro do Parque de Tumucumaque, área de preservação federal, e sua ocupação não é permitida.

Foram apreendidos na comunidade de Ilha Bela, 1.200 litros de óleo diesel, armas, rádios-comunicadores e baterias. Na região de garimpo ilegal, dentro do Parque do Tumucumaque, mais armas e materiais utilizados em garimpagem de ouro foram apreendidos. Durante a operação, foram também soltos animais silvestres que estavam em cativeiro. Na orla de Oiapoque, motores de polpa de origem estrangeira e dois Jet-ski foram apreendidos sem documentação legal.

Por Comunicação Social / Superintendência Regional da PF no Amapá

[EcoDebate, 26/05/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.