EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Moção de apoio aos agricultores do Baixo Parnaíba

Nós, abaixo assinados, viemos através deste solicitar, em caráter de urgência, as providências cabíveis às autoridades competentes a respeito de DENÚNCIA SOBRE A SITUAÇÃO DE CONFLITO ENTRE GRUPO SUZANO PAPEL E CELULOSE E COMUNIDADES RURAIS na localidade conhecida como Pólo Coceira, em Santa Quitéria relatado pelo Fórum em Defesa do Baixo Paranaíba Maranhense.

A situação apresentada no documento em anexo não é peculiar apenas ao município de Santa Quitéria, atingindo, portanto, toda a região do Baixo Parnaíba Maranhense.

A Comercial Agrícola Paineiras (empresa pertencente ao GRUPO SUZANO PAPEL E CELULOSE) se diz proprietária de mais de 84 mil hectares de terras no município, onde grande parte das mesmas localizam-se no Pólo Coceira (que abrange as comunidades de Coceira e Baixão da Coceira), onde residem aproximadamente 300 famílias, e segundo informações do Centro de Defesa e Promoção dos Direitos da Cidadania de Santa Quitéria, 95% dessas famílias não possuem o título de propriedade.

Apesar desse dado todas essas famílias residem e lavram a terra e colhem as frutas do Cerrado há várias décadas, sendo legítimas possuidoras do imóvel. Importante ressaltar que, já existem procedimentos administrativos no ITERMA afim de que a área seja arrecadada e repassada às comunidades e parecer do IBAMA relatando do grande impacto ambiental que este empreendimento produzirá.

Certos de pronto atendimento aguardamos resposta a respeito das providências na próxima reunião da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Maranhão – CIEA-MA que será realizada na segunda quinta-feira de junho na Assembleia Legislativa.

CIEA-MA
REGEAMA
PRÓ-COMITÊ DA BACIA DO BACANGA E DE RECONSTITUIÇÃO DO RIO DAS BICAS
AMIGOS PROTETORES DA NATUREZA
ECONOVO
NEA DA SEMED SÃO LUÍS
SENAC
COORDENAÇÃO DO CURSO DE GEOGRAFIA UFMA
UEMA
SETUR
MOVIMENTO ARARIBA
ASSOCIAÇÃO SOLIDARIEDADE LIBERTADORA
OAB-MA
UNICEUMA
GRUPO PARCEIROS AMBIENTAIS DE PERITORÓ
REDE AMBIENTAL DO VALE DO RIO GRAJAÚ
ASSOCIAÇÃO DAS QUEBRADEIRAS DE CÔCO DO VALE RIO GRAJAÚ
INSTITUTO FLORENCE

* Enviada pelo Fórum Carajás e por Rogério Almeida

[EcoDebate, 26/05/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.