EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

MMA prevê recuperação de 15 milhões de hectares de Mata Atlântica

Trecho preservado de Mata Atlântica
Trecho preservado de Mata Atlântica

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou nesta sexta-feira, que o governo vai promover a recuperação de 15 milhões de hectares de áreas devastadas de Mata Atlântica, dobrando, até 2050, a cobertura florestal do bioma mais degradado do País, com pouco mais de 7 por cento de sua cobertura vegetal ainda preservados. Segundo ele, para alcançar essa meta o MMA investirá na criação de corredores ecológicos, de mosaicos de áreas protegidas, criação de novas unidades de conservação, no estímulo à criação de RPPNs, no pagamento por serviços ambientais a pequenos agricultores, que se encarregariam de reflorestar margens de rios e encostas.

Minc participou na tarde sexta-feira das comemorações da Semana Nacional da Mata Atlântica 2009, que acontece no Museu Afro Brasil, no Ibirapuera, em São Paulo.. O evento reúne gestores públicos, ambientalistas, técnicos e acadêmicos, que debatem formas de frear as investidas contra o Código Florestal.

No encontro, o ministro reiterou sua luta contra a ofensiva da bancada ruralista e do agronegócio para a flexibilização da legislação ambiental, voltando a criticar as mudanças aprovadas pelo estado de Santa Catarina, que considera um retrocesso nas conquistas do meio ambiente. “O governo está enfrentando muitas batalhas, mas não se furta a elas, umas ganha, outras perde. Queremos ganhar essa guerra com o apoio da sociedade”, salientou Minc.

O ministro anunciou, ainda que o governo pretende simplificar o processo de criação de RPPN – unidade de conservação em área privada com objetivo de conservar a diversidade biológica – e criar incentivos, inclusive financeiros para apoio à demarcação das área

Informe enviado por Gerusa Barbosa, da Assessoria de Comunicação, Ministério do Meio Ambiente

Nota do EcoDebate: Em primeiro lugar, o ministro Carlos Minc não informou concretamente como e com quais recursos pretende promover a recuperação de 15 milhões de hectares de áreas devastadas de Mata Atlântica até 2050. Sem maiores e mais detalhadas informações a proposta permanece como mais uma boa intenção.

De qualquer forma, recuperar 15 milhões de hectares até 2050, contando a partir de 2010, seria da ordem de 375 mil hectares ao ano.

Enquanto isto, de acordo com a Fundação SOS Mata Atlântica, a partir de estudos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de 2000 a 2007, foi registrada a perda de 16 mil km2 ou 1,6 milhão de hectares, de área de Mata Atlântica, o equivalente a metade de Alagoas. A média anual de perda foi 228,5 mil hectares.

Se a média do desmatamento de 2000 a 2007 for mantida, a boa intenção irá repor pouco mais de 60% da perda, o que será insuficiente para “dobrar” a cobertura vegetal preservada na Mata Atlântica. Pior ainda se a bancada ruralista aprovar a ‘flexibilização’ do código florestal, o que permitirá, de fato, um significativo aumento do desmatamento nos fragmentos de cobertura vegetal preservada da Mata Atlântica.

Henrique Cortez, coordenador do Ecodebate.

[EcoDebate, 23/05/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

2 thoughts on “MMA prevê recuperação de 15 milhões de hectares de Mata Atlântica

Fechado para comentários.