EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Entra em operação a maior central termosolar com tecnologia de torre

A central termosolar PS20, da Abengoa Solar

[Por Henrique Cortez, do EcoDebate] A central termosolar PS20, da Abengoa Solar, entrou em operação comercial, após estar em testes de operação e produção. Durante o período de testes foi confirmada a capacidade de produção prevista no projeto, confirmando a viabilidade comercial e operacional das centrais termosolares com tecnologia de torre.

A central PS20, instalada nas proximidades de Sevilha, Espanha, é a segunda central de torre em operação no mundo, incorporando vários avanços tecnológicos em relação à central anterior, a PS10, com destaque para receptores mais eficientes, melhores sistemas de operação e controle, bem como nova tecnologia de armazenamento térmico da energia.

Com 20 Mw de potencia, o dobro da PS10, a nova central produzirá energia suficiente para abastecer 10 mil residencias, com uma redução equivalente, em termos de emissão de CO2, de 12 mil toneladas.

central termosolar com tecnologia de torre

A PS20 é formada por um campo solar de 1255 heliostatos, sendo que cada heliostato de 120 m2 de superfície de reflexão irradiam a luz solar concentrada para uma torre com 165 metros, produzindo o calor utilizado para produzir eletricidade por uma turbina.

[EcoDebate, 02/05/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.