EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Ibama no Maranhão embarga 20 empresas de cerâmicas e extratoras de seixos, areia e argila

Ibama no Maranhão embarga 20 empresas de cerâmicas e extratoras de seixos, areia e argila

A Operação Alicerce, realizada pela Gerência Executiva do Ibama em Imperatriz e pelo Instituto Chico Mendes nos municípios de Estreito, Ribamar Fiquene, Governador Edson Lobão, Porto Franco e Grajaú resultou no embargo de 20 empresas entre cerâmicas e extratoras de seixos e areia. As multas aplicadas superam R$ 1 milhão.

Durante a operação também foram embargadas atividades em 101 hectares onde havia exploração não autorizada de argila. Foram apreendidas quatro dragas utilizadas na extração mineral, 2.845 stereo de lenha sem documentação de origem em cerâmicas e 21 m³ de madeira em toras.

Segundo o analista ambiental Waldivino Gomes Silva, que coordenou a operação, “o principal objetivo foi realizar um ordenamento da atividade de extração mineral e fabricação de produtos cerâmicos na região sudoeste do Maranhão, além de definir ações mitigatórias por parte dos empreendedores com o intuito de minimizar os danos causados durante a extração de minerais, bem como a recuperação das áreas degradadas.”

O coordenador considera que a atividade cerâmica na região, por ser grande consumidora de lenha, tem impacto e está diretamente relacionada com o desmatamento do Cerrado na região. “A situação é preocupante porque se tratam de atividades que provocam sérios danos ao meio ambiente”, conclui Gomes.

Ibama/Imperatriz/MA

[EcoDebate, 20/04/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.