EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

(cisternas para captação de água de chuva) Programa Guarda Chuva beneficiará duas mil famílias em Minas Gerais

Pai Pedro (MG) - Cisterna construída para captação de água em casa do município, localizado a 487 quilômetros de Belo Horizonte Foto: Valter Campanato/ABr
Pai Pedro (MG) – Cisterna construída para captação de água em casa do município, localizado a 487 quilômetros de Belo Horizonte Foto: Valter Campanato/ABr

A Articulação no Semiárido Mineiro (ASA Minas), através da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, celebrou um convênio com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), para a construção de duas mil cisternas para captação de água de chuva e capacitação em gestão de recursos hídricos de comunidades rurais do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. Famílias de 31 municípios serão beneficiadas com o projeto.

A solenidade foi realizada no último dia 2, em Belo Horizonte, no gabinete do vice-governador do Estado de Minas Gerais, Antônio Augusto Anastasia. Assinaram o convênio o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável José Carlos Carvalho, a secretária regional da Cáritas Valquíria Smith e representantes das entidades executoras nos municípios: Cáritas Diocesana de Januária, Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA) e Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (CAV). O vice-governador Antônio Augusto Anastasia e a secretária de Estado extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas, Elbe Brandão, assinaram como testemunhas.

O convênio no valor de R$ 4,9 milhões tem recursos provenientes do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (Fhidro). Este é um fundo público do governo do Estado, cuja gestão é feita pela Semad e a operacionalização pelo Igam (Instituto Mineiro de Gestão das Águas).

“Esse é um momento importante de reconhecimento do governo do Estado de Minas de uma política de abastecimento de água para as famílias do Semiárido mineiro, que são as duas regiões que necessitam políticas apropriadas de convivência com essa região”, avaliou a coordenadora executiva da ASA e secretária da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, Valquíria Smith. Ela ressalta o papel das organizações que executam esse programa na ASA e ressalta que esta é uma entre outras iniciativas que a Articulação defende como importantes para o projeto de desenvolvimento sustentável para o Semiárido mineiro.

O programa, batizado pela ASA de “Guarda Chuva”, conta não apenas com as construções, mas também com capacitação e recapacitação de famílias em Gestão de Recursos Hídricos, capacitação de comissões municipais, oficinas de avaliação e planejamento, encontros microrregionais e regionais e produtos de comunicação, como cartazes, cartilhas, folders, informativos, registro fotográfico e programas de rádio.

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável José Carlos Carvalho, a iniciativa é fundamental. “É uma estratégia quase que única para poder levar água para a população dispersa que está domiciliada na zona rural”, afirma, criticando em contraposição o projeto da transposição do Rio São Francisco.

A secretária extraordinária Elbe Brandão qualificou o trabalho de organização social da ASA como extremamente importante e inovador. “O governo acredita na ASA e na Cáritas como vetores da sociedade civil organizada com condições de execução da política pública que vai culminar no menor sofrimento e na busca de políticas públicas para que nós não tenhamos, no médio prazo, ninguém sem água para consumo humano na nossa região e com o desafio de água também para o setor produtivo da agricultura familiar”, afirmou.

Tania Pulier – comunicadora popular da ASA
UGT Cáritas Diocesana de Araçuaí/MG

[EcoDebate, 08/04/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

One thought on “(cisternas para captação de água de chuva) Programa Guarda Chuva beneficiará duas mil famílias em Minas Gerais

  • como podemos adquirir do governo ou da propia asa as cisternas?
    grato
    erasmo.vg{at}hotmail.com

    Caro Erasmo,

    Entre em contato diretamente com a ASA:

    Rua Nicarágua, 111 – Espinheiro – 52020-190 – Recife/PE – Brasil
    Tel.: (0055) 81-2121-7666 – Fax: (0055) 81-2121-7629
    asacom@asabrasil.org.br

Fechado para comentários.