EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Câncer de mama: Especialista alerta que só mamografia detecta precocemente

As mulheres brasileiras ainda não sabem que é apenas por meio da mamografia que se detecta precocemente o câncer de mama. O alerta é da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). “Elas continuam achando que é pelo auto-exame ou pela apalpação [exame realizado pelo médico] e isso não é suficiente para reduzir a mortalidade”, disse a presidente da entidade, Maira Caleffi.

Durante audiência pública na Câmara dos Deputados, ela lembrou que países desenvolvidos conseguiram reduzir drasticamente o número de mortes por câncer de mama com a realização de campanhas contra a doença. O Reino Unido, por exemplo, começou a fazer essas mobilizações em 1975. Para Maira, o segredo está no rastreamento – detecção de tumores ocultos por meio da mamografia – e no atendimento adequado.

“Para quem não faz, a curva [de óbitos] continua subindo. A sobrevida depende do tamanho do tumor. O pequeno tem até 95% de chance de cura, mas é a mamografia que detecta.”

Maira defende que o exame seja disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) anualmente e não a cada dois anos, como é feito atualmente. Ao comentar os resultados da pesquisa A mulher e o câncer de mama, feita pelo Instituto Datafolha e divulgada no dia 01/04, ela destacou que muitas mulheres que receberam o diagnóstico depois de se submeterem à mamografia no período estipulado pela lei apresentaram estágios avançados da doença. Segundo o estudo, 31% das mulheres brasileiras nunca fizeram exames para detectar câncer de mama, sobretudo as que usam o sistema público de saúde.

“É uma saga. Muitas desistem ou morrem na fila”, afirmou, referindo-se ao tempo que muitas pacientes do SUS têm que esperar para conseguir o tratamento. De acordo com Maira, o prazo para o início das consultas, para uma possível remoção do tumor e para a posterior quimioterapia é crucial. Segundo ela, a cada 1 milímetro que o tumor cresce, a chance de cura diminui em 1%.

Maira afirmou que a Fenama já trabalha na sensibilização de secretários de Saúde e prefeitos para que a Lei 11.664/08 seja implementada. O texto, que entra em vigor no dia 29, obriga a rede pública de saúde a realizar a mamografia gratuitamente para mulheres acima dos 40 anos.

Para ela, a legislação tem “furos”, porque não prevê periodicidade para o exame, assim como um prazo máximo para a primeira consulta e o início do tratamento.

“Sabemos que não vai ser uma coisa de hoje para amanhã mas, pelo menos, temos uma lei pela qual lutar. Precisamos de voz ativa e de metas”, afirmou Maira.

Matéria de Paula Laboissière, da Agência Brasil.

[EcoDebate, 03/04/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.