EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Cientista estima que os verões de Sydney podem ser letais em 2060, em razão aquecimento global e da poluição de carros e queimadas

Cenários prováveis do aquecimento global. Fonte IPCC
Cenários prováveis do aquecimento global. Fonte IPCC

A previsão para o verão de 2060 em Sydney é de tempo quente, ar poluído e condições letais para os idosos, disse um cientista em uma conferência climática nesta quarta-feira.

O aquecimento global, que também causa secas, e a poluição gerada por carros e queimadas devem fazer da cidade australiana um risco à saúde, de acordo com Martin Cope, da Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Commonwealth (CSIRO, em inglês). Matéria da Agência Reuters.

Os mais afetados serão os idosos e os portadores de asma e distúrbios cardíacos.

– Estamos falando em triplicar o número de internações hospitalares devido a quadros respiratórios – afirmou Cope à Reuters de Perth, no oeste da Austrália, onde participa da conferência chamada Greenhouse 2009 (‘estufa 2009’).

– Haverá mais dias mais quentes, mais noites mais quentes, e uma população mais idosa. É certamente algo que queremos planejar de antemão – disse ele, ressalvando que a situação não será tão ruim se a cidade passar a emitir menos carbono.

A equipe de Cope na CSIRO usou modelos informatizados para prever o clima urbano de Sydney e testar os efeitos de temperaturas de 1 grau a 4 graus Celsius superiores às máximas anuais atuais.

– A julgar pelo modelo, estamos vendo um aumento de 20 por cento no número de dias acima de 30 graus. Pode-se ver um aumento de 100 por cento no pequeno número de dias com temperaturas extremas (acima de 40 graus) – afirmou.

A temperatura mais elevada afeta a saúde dos idosos e intensifica a poluição atmosférica, segundo ele. Isso ocorre por causa da interação da luz do sol com substâncias liberadas pela queima de combustíveis fósseis e por outras atividades, como a pintura, o corte de grama e o cultivo de eucaliptos.

Cope disse que o impacto sobre os idosos será ainda mais grave porque a população maior de 65 anos deve dobrar até 2060 em Sydney.

– Estamos falando em praticamente duplicar as mortes relacionadas ao estresse por calor. Se você levar em conta a mudança demográfica, pode-se falar em duplicar outra vez – afirmou.

A previsão para 2060 também é de verões mais secos, com mais tempestades de poeira e mais risco de incêndios florestais.

De acordo com ele, os modelos indicam que medidas para melhorar o isolamento térmico das casas e reduzir as ilhas de calor urbano atenuariam o impacto das mudanças. A adoção de carros elétricos e híbridos também seria positiva, segundo o cientista.

* Matéria da Agência Reuters, no JB Online

** Enviada por Edinilson Takara, leitor e colaborador do EcoDebate

Nota do Ecodebate: sobre a influência do aquecimento global sobre a saúde humana, sugerimos que leiam, também, as matérias “Estudo identifica que a onda de calor de 2006 na Califórnia aumentou a mortalidade” http://www.ecodebate.com.br/2009/03/03/estudo-identifica-que-a-onda-de-calor-de-2006-na-california-aumentou-a-mortalidade/ ; “Aquecimento global: Dias mais quentes aumentam as internações hospitalares por problemas respiratórios” http://www.ecodebate.com.br/2009/02/25/aquecimento-global-dias-mais-quentes-aumentam-as-internacoes-hospitalares-por-problemas-respiratorios/ ; “As mudanças climáticas ameaçam a saúde pública” http://www.ecodebate.com.br/2008/11/10/as-mudancas-climaticas-ameacam-a-saude-publica/ .

[EcoDebate, 30/03/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.