EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Instituto Lagoa Viva, RJ, realiza, no dia 27/3, Seminário Dia Mundial da Água 2009

MOVIMENTO EVOLUTIVO PACTO DE RESGATE AMBIENTAL – Por uma bacia hidrográfica sustentável

O INSTITUTO LAGOA VIVA (membro do CONSELHO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS, do CONSELHO GESTOR DO PARQUE ESTADUAL DA PEDRA BRANCA e representante eleito do COMITÊ BAIA DE GUANABARA E SISTEMAS LAGUNARES MARICÁ E JACAREPAGUÁ) e a sua principal iniciativa local o Movimento Evolutivo PACTO DE RESGATE AMBIENTAL, que prioritariamente luta pela revitalização e conservação permanente da bacia hidrográfica da Barra da Tijuca/Jacarepaguá, junto a ACIBARRA, ASSOCIAÇÃO DE IMPRENSA DA BARRA (AIB) e diversos outros parceiros apresentam.

SEMINÁRIO EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DA ÁGUA.

O dia 22 de março ficou instituído como O DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA.

Nesse inicio do século XXI, os problemas ambientais surgem como uma ameaça concreta para o futuro do planeta. Apesar de a água ser essencial para a sobrevivência da humanidade, a sua falta já assola mais de um bilhão de pessoas, como informa a ONU. A tendência é que o cenário ainda piore com as mudanças climáticas, aquecimento global, efeito estufa, desmatamento, lixo, grandes secas, falta de saneamento, poluição.

Diversos especialistas apontam à escassez da água como um dos maiores flagelos a serem enfrentados pela humanidade em poucos anos. Desse modo, se não houver mudança urgente em relação à proteção e conservação dos recursos hídricos, o mundo certamente vivenciará  novos graves conflitos e guerra pela posse da água.

Local: MARINA BARRA CLUBE
Estrada da Barra da Tijuca 777, Barra da Tijuca, RJ.
Datas: 27 de Março com início às 14:00h até às 18:00h

É fundamental que aconteçam estes “Momentos” de palestras, exposições e dinâmicas presenciais, oportunidade de nos organizarmos neste novo ente deliberativo, fundamentado na legislação de recursos hídricos, e praticarmos uma gestão democrática e participativa elaborada de acordo com os anseios da comunidade local.

Através de profunda e diversificada reflexão, sempre motivando práticas pró-ativas, onde os palestrantes, os voluntários, os interessados e convidados irão interagir, trocar,  disseminar  informações, catalisar experiências, nos tornarmos mais conscientes e participativos, gerarmos motivações, certezas e concretizações todas voltadas para o cuidado de um recurso cada vez mais escasso, cuja conservação é responsabilidade de todos, evitando o desperdício e o uso desnecessário.

Apresentaremos panorama atual das intervenções para saneamento e abastecimento, legislação de recursos hídricos e avançaremos para consolidação definitiva deste difícil processo de formação do Sub-Comitê para gestão eficaz dos recursos hídricos da nossa sub-bacia hidrográfica.

14:00h – Primeiro Painel Temático
“O NOVO CENÁRIO PARA MELHORIA DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DA BACIA HIDROGRÁFICA DA BARRA DA TIJUCA/JACAREPAGUÁ, QUE SE APRESENTA.
COORDENADOR -Professor Ney Suassuna – Presidente da ACIBARRA.
Painelistas: Wagner Victer (Presidente da CEDAE), Márcia Bacarini (Coordenadora do Programa de Saneamento da Baixada de Jacarepaguá), André Ilha – Diretor de Biodiversidade do INEA, Altamirando Fernandes Moraes – Sub- Secretário Municipal do Meio Ambiente, Marcio Santa Rosa, Gerencia de Meio Ambiente da Candidatura dos Jogos Olímpicos RIO 2016.

15:30h: Segundo Painel Temático

“SUB-COMITÊ, A NOVA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS PARA NOSSA BACIA HIDROGRÁFICA”
COORDENADOR –  Luiz Carlos Viveiros (Presidente do Comitê Baia de Guanabara).
Painelistas: Luiz Firmino – Presidente do INEA, Suzana Claudia Monteiro de Barros  INEA, Engenheira Luiza Cristina Krau – FURNAS CENTRAIS ELÉTRICAS, David Zee – UERJ e CCBT.

17:30h – Palestra de Encerramento. Ministro Carlos Minc* – MMA
* A CONFIRMAR

18:30h – COQUETEL DE CONFRATERNIZAÇÃO.

Comissão provisória de organização, registros, sistematização e desdobramentos:
Álvaro Nassaralla – Lagoa Viva; Biólogos – Marcelo Cruz Tavares da
Cunha Mello, Luiz Carlos Gomes do Couto,  Marco Velloso – CCJ,  Renato  Velloso,
Fábio Velloso. Adriana Mello, Maria Luiza Velloso, Carlos Alberto Costa.

Coordenador: Donato Velloso Tels.: – 21 8728-0430, 21-24935796
E-mails: lagoaviva@ig.com.br – donato@pactoderesgateambiental.org

FRANQUEADO AOS INTERESSADOS

Relação dos envolvidos no processo para habilitação como membros do SUB-COMITÊ p/ gestão dos Recursos Hídricos da Barra da Tijuca/Jacarepaguá, convidados e confirmados.

I – PODER PÚBLICO:
Federal: IBAMA, IRD, Parque Nacional da Tijuca.
Estadual: SEA, INEA, PEPB( Parque Estadual da Pedra Branca)
Municipal: Rio Águas, Sub- Prefeitura da Barra/Jacarepaguá, IPP, Unidades de
Conservação, COMLURB – GDA.

II- USUÁRIOS:
CEDAE, FIRJAN, FECOMERCIO, RICA, MERCK, FURNAS, APELABATA,
WATERPLANET, SOCIMA, MARINA BARRA CLUBE, CARVALHO HOSKEN, (ADEMI), ASTRAL, PROJAC, COCA -COLA, PRAIASA, Via Náutica, ECOBALSASAPELABATA – ( pescadores), IBRATA

III – SOCIEDADE CIVIL:
ABAS, ABES, UNIVERSIDADES, ONGS, (TERRAZUL- GRUDE- SOS PEDRA BRANCA, RIO Ambiental, ACIBARRA, BARRALERTA – ACIJA, ACIR, FAFERJ, Câmaras Comunitárias de Jacarepaguá, Barra e Recreio.

[EcoDebate, 24/03/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.