EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Armazenamento de minério radioativo apreendido causa polêmica entre a Polícia Federal e a CNEN

radioativo

Polícia Federal defende a construção de um depósito para estocar produto. Justiça Federal vai debater assunto em abril.

O armazenamento de um minério rico em urânio – e potencialmente perigoso – está no centro de uma polêmica entre a Polícia Federal e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

O contrabando de torianita é investigado desde 2004. Segundo a Polícia Federal, o quilo do produto é vendido por até US$ 300. O minério, existente em abundância no noroeste do Amapá, contém urânio e tório, usados na fabricação de armas e reatores nucleares. Do G1, com informações do Jornal Nacional.

Há um ano, após a apreensão de uma tonelada do minério, a Polícia Federal recorreu à Justiça para que a Comissão Nacional de Energia Nuclear retirasse o material do estado. Desde então, parte do material está sendo estocado provisoriamente no Batalhão Ambiental Amapá, que também já não quer mais guardá-lo por causa dos riscos de contaminação.

Como a Polícia Federal não tem onde fazer o armazenamento, o comércio clandestino de torianita não sofre fiscalização.

A Polícia Federal defende a construção de um depósito no Amapá com a assessoria da Comissão Nacional de Energia Nuclear. O caso chegou à Justiça Federal, onde o assunto deve ser debatido em abril. O objetivo é reunir membros da comissão e da polícia para encaminhar uma solução em comum.

“O que é inconcebível é que o país não tenha uma política de segurança nessa área, ou seja, não há um local adequado e determinado e uma instituição específica para cuidar desse material após a apreensão pela Polícia Federal”, afirmou o juiz federal João Bosco Soares.

Cinco inquéritos sobre o comércio ilegal de torianita indiciaram os intermediários por danos ambientais e nucleares. A polícia não conseguiu identificar os compradores, que seriam do exterior.

A Comissão Nacional de Energia Nuclear declarou que jamais se recusou a colaborar com a Polícia Federal no Amapá e que até o ano passado transportou 2,5 toneladas de torianita apreendidas no estado. Para o órgão, é fundamental descobrir a fonte e o destino do minério – porque a melhor solução seria mantê-lo no local de origem.

* Matéria do Portal G1, 13/03/09 – 21h10 – Atualizado em 13/03/09 – 21h34

[EcoDebate, 14/03/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.