EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Embrapa produz alimentos biofortificados para reduzir deficiência nutricional infantil

feijão

Escolas públicas de Minas Gerais, Sergipe e do Maranhão serão o foco de ações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para biofortificação de alimentos. O objetivo é reduzir o quadro verificado em algumas regiões do país, que concentram grande número de crianças com baixas taxas de micronutrientes no organismo, o que pode acabar levando à anemia, à baixa resistência imunológica e até ao comprometimento do desenvolvimento intelectual na infância.

Nos próximos quatro anos, pesquisadores da Embrapa vão avaliar o potencial desses alimentos na merenda escolar e seus efeitos para reverter o quadro de deficiência nutricional. Arroz, mandioca, feijão-caupi e batata-doce são alguns dos produtos já desenvolvidos com mais nutrientes, que podem ser capazes de resolver o alto grau de deficiência de ferro, zinco e vitamina A em crianças do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, São Luís, capital maranhense, e Pacatuba, em Sergipe.

Os pesquisadores da Embrapa já fizeram testes de aceitação de alguns produtos biofortificados e colheram dados nutricionais e medidas corporais de estudantes de escolas de Pacatuba, onde encontraram quadros de desnutrição crônica. O mesmo trabalho será feito em São Luís e no Vale do Jequitinhonha.

Segundo a Embrapa, o projeto de biofortificação de alimentos conta com o apoio de parceiros do Brasil e do exterior. Em Sergipe, já foram instaladas áreas de cultivo desses alimentos, onde são feitas as análises que servirão de ponto de partida para a popularização do programa.

Matéria de Danilo Macedo, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 13/03/2009.

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.