EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Milho transgênico MON 810, da Monsanto, sofre duro revés na UE

rotulagem transgênico

BRUXELAS, Bélgica, 2 Mar 2009 (AFP) – Os países da União Europeia (UE) se negaram nesta segunda-feira a obrigar a Áustria e a Hungria a cultivar o milho geneticamente modificado MON 810 da multinacional americana Monsanto, como pedia a Comissão Europeia.

Apenas quatro países – Reino Unido, Holanda, Suécia e Finlândia – apoiaram a proposta de Bruxelas, que pedia aos ministros do Meio Ambiente a UE que votassem na suspensão das cláusulas de salvaguarda decididas pela Áustria e Hungria. Todos os demais países votaram contra.

Este resultado antecipa uma nova derrota para a Comissão Europeia quando os países da UE forem convocados a votar para obrigar a França e a Grécia a suspender as restrições provisórias ao cultivo do milho MON 810.

Os países da UE são tradicionalmente divididos em relação aos OGM (Organismos Geneticamente Modificados).

A organização não-governamental Greenpeace saudou o resultado como “uma vitória para o meio ambiente, os fazendeiros e os consumidores, e um grande inconveniente para a Comissão Europeia”.

A Comissão já havia fracassado em 16 de fevereiro em uma primeira tentativa de forçar a França e a Grécia a autorizar a retomada do cultivo de milho transgênico da Monsanto, em uma votação do Comitê Permanente da Cadeia Alimentar e Saúde Animal da UE.

* Matéria da Agência France-Presse, no UOL Notícias, 02/03/2009 – 11h28.

** Enviada por Edinilson Takara, leitor e colaborador do EcoDebate

[EcoDebate, 03/03/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.