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Artigo

Sustentabilidade empresarial, artigo de Carol Salsa

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Imagem: Corbis

[EcoDebate] Face às rápidas mudanças no mundo empresarial, com destaque para a humanização do ambiente corporativo, as organizações passaram a assimilar novas práticas com um diferencial além de metas e resultados : a transformação sócio-ambiental – cultural de seu clima organizacional interno e externo. Levadas pela avalanche de valores induzidos pela dinâmica da civilização e pelo esgotamento dos recursos naturais, as empresas despertam para a preocupação da preservação do meio ambiente que hoje é um termo recorrente em todos os setores produtivos de um país que se preza.

O meio ambiente, a ética, a geração de empregos e o próprio desenvolvimento sustentável mudaram a face das empresas que passaram a trabalhar atreladas ao planejamento e estratégias providas de sustentabilidade empresarial, uma nova ótica assimilada pelos empreendedores e pela sociedade.

Sustentabilidade empresarial é a adoção de um Sistema de Gestão Empresarial, é manter um controle ambiental sobre os produtos e serviços, é adotar planos e programas de educação ambiental, entre outras do cardápio ambiental.

“ A atenção com a preservação do meio ambiente tem levado o setor privado a investir grandes somas, pois tais recursos já são vistos como fundamentais para uma estratégia dos negócios.

Mesmo não sendo possível precisar o total de investimentos destinados à responsabilidade ambiental, há alguns indícios. De um grupo de 163 grandes e médias organizações estudadas pela Consultoria Pricewaterhouse Coopers, em 2006, 72% declararam ter destinado orçamentos superiores a R$ 1 milhão, nos últimos cinco anos.

Já o IBGE aponta que no período de 1997/2002 as indústrias destinaram R$ 4,1 bilhões para o exercício do controle ambiental”.
FONTE : GAZETA MERCANTIL

A responsabilidade sócio-ambiental é vital para o crescimento das empresas em todo o mundo. Além da sensibilização e conscientização da escassez de recursos naturais, a conservação do planeta é meta de empresas que buscam competitividade entre parceiras nas corporações globais. Os processos produtivos estão afetos à uma dinâmica gerencial diretamente proporcional ao confronto entre grupos de interesses divergentes nas organizações que buscam o “ esverdeamento “ de suas operações. É uma necessidade e não uma escolha. É imperativo que todas as empresas tenham uma posição de gerenciamento pró-ativo, minimize os resíduos através de reciclagem de materiais e transformem os desafios ambientais em oportunidades de negócios para ter um diferencial de mercado onde se inserem.

A Responsabilidade Social Corporativa – RSC, surgiu a partir dessa nova postura, como uma saída honrosa para as relações da empresa com a comunidade. O despertar da consciência sócio-ambiental impulsionou as estratégias nos negócios para o fortalecimento da imagem e da marca das empresas, incrementos de marketing para a sobrevivência destas. A introdução da variável ambiental no campo do conhecimento tem como um de seus méritos, o rejuvenescimento e a recuperação de antigos elos com outras ciências sociais como a Política, a Sociologia e o Direito. Constanza ( 1991) e Veiga ( 2005) consideram que uma das grandes fronteiras teóricas dos estudos econômicos encontra-se justamente na discussão entre as diferentes perspectivas de incorporação das preocupações ambientais, na análise dos sistemas competitivos inter – firmas. A assertividade na tomada de decisões sobre a responsabilidade sócio-ambiental entra em cena e a propaga em ocasiões oportunas e importantes quando:

1- promovem a imagem da empresa na informação ambiental e na atitude dos funcionários da empresa;
2- influenciam seu comportamento mercadológico com clientes, parceiros, fornecedores e comunidades divulgando ações ambientais desenvolvidas pelas próprias organizações;
3- atenuam os conflitos para uma adequação de conduta;
4- exercem papel fundamental na manutenção da “ essência da marca durante seu processo contínuo e delicado desta construção, num mapa mental em que o meio ambiente é um cenário a ser preservado”.

A responsabilidade sócio-ambiental não é filantropia. Ela deve considerar como compromisso da empresa contribuir com o desenvolvimento sustentável, preservando o meio ambiente, assumindo um papel relevante no bem estar e qualidade de vida de seus empregados. Assim caminha ou deverá caminhar a humanidade.

Carol Salsa, engenheira civil, pós-graduada em Mecânica dos Solos pela COPPE/UFRJ, Gestão Ambiental e Ecologia pela UFMG, Educação Ambiental pela FUBRA, Analista Ambiental concursada da FEAM ; Perita Ambiental da Promotoria da Comarca de Santa Luzia / Minas Gerais.

Texto apresentado à Fundação Getúlio Vargas – FGV durante curso sobre SÉRIES AMBIENTAIS / 2008.

[EcoDebate, 28/02/2009]

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