EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Crise econômica reduz emissões de CO2 e expõe fragilidades do mercado de crédito de carbono

refinaria

Os empresários da indústria, diante da crise econômica mundial, reduzem a produção e compram menos direitos de emissão de dióxido de carbono (CO2), provocando uma queda dos preços que faz temer o desaparecimento do interesse em buscar alternativas para a poluição tradicional.

No mercado europeu, no qual são vendidas permissões de emissão de CO2 –também chamados “direitos para poluir”– o preço da tonelada se reduziu praticamente a um terço de seu valor médio de 2008, quando se situava nos 30 euros. Matéria de Jerome Cartillier, da France Presse, em Paris.

No início de fevereiro, o preço da tonelada caiu pela primeira vez abaixo dos 10 euros. Nesta semana, ela era vendida a 9,20 euros no mercado de Blue Netx, em Paris. A explicação é muito simples: a crise econômica provocou uma queda da atividade dos produtores de eletricidade, cimento e aço, que, consequentemente, reduziram suas emissões de CO2.

“Considera-se que um ponto de crescimento menor do Produto Interno Bruto (PIB) na Europa equivale a 30 milhões de toneladas de CO2 a menos. Existe um efeito mecânico”, explicou David Rapin, diretor de desenvolvimento do Blue Next.

Dessa maneira, a redução das emissões de gases de efeito estufa por culpa da crise é, a curto prazo, uma boa notícia para o ambiente. No entanto, o temor é o de que contaminar a baixos custos elimine os incentivos para investir em energias renováveis e tecnologias menos poluentes.

“Não é uma boa notícia para os investimentos verdes. Enquanto preço do CO2 estiver baixo, os industriais, por visão a curto prazo, não farão os investimentos necessários a médio e longo prazo”, disse Damien Demailly, do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês).

“A instabilidade dos preços do CO2 é uma das fragilidades do sistema”, afirmou.

Cada Estado membro da UE obteve uma cota de emissões de CO 2 que foram distribuídas entre as diferentes indústrias. Na prática, as empresas que emitem menos de sua cota podem vender direitos de emissão no mercado.

Mudanças no mercado

Para alguns especialistas, a atual situação requer uma reforma do mercado.

“A crise está ‘fazendo seu trabalho’ e nós não estamos fazendo nada. Os investimentos verdes se reduziram em um momento em que se devia fazer mais pelo clima”, explicou Cedric Philibert, da Agência Internacional de Energia (AIE), autor de um estudo sobre os preços básicos e os preços máximos.

“São necessários preços de base, pois isso dá confiança aos investidores, e preços máximos para que não se hesite em optar por objetivos mais ambiciosos”, afirmou.

Em compensação, os defensores do mercado de carbono em sua atual forma não discutem seu funcionamento e consideram que, quanto mais ambicioso forem os objetivos internacionais para lutar contra o aquecimento climático, mais altos serão os preços do carbono.

“É um mercado muito jovem. A longo prazo, o consenso dos especialistas é que os preços serão mais elevados”, afirmou Rapin.

* Matéria da Agência France-Presse, na Folha Online, 27/02/2009 – 15h23

Nota do EcoDebate: independente da “crise” reafirmamos nossa posição de que o mercado de crédito de carbono é, no máximo, um processo compensátorio de emissão, sem qualquer compromisso real e mensurável com a redução das emissões de CO2.

Na melhor das hipóteses é um mecanismo protelatório do desastre climático que se aproxima.

[EcoDebate, 28/02/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.