EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Poluição forma mancha de 400m de espuma no Rio Tietê

Ela foi produzida por detergentes nas águas do rio e seus afluentes

SÃO PAULO – Uma mancha de espuma apareceu no Rio Tietê, na capital paulista, na manhã de hoje na altura da Ponte Aricanduva, na zona leste da cidade. Segundo técnicos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), a espuma começou a se formar no desnível existente no ponto de cruzamento em que o Rio Aricanduva deságua no Rio Tietê, e se estende por cerca de 400 metros pelo rio. A espuma foi produzida pela presença de detergentes nas águas do rio e seus afluentes, no trecho poluído da bacia que corta a Região Metropolitana de São Paulo, basicamente originados do uso doméstico, segundo a Cetesb. Matéria de Solange Spigliatti, da Agencia Estado, terça-feira, 13 de janeiro de 2009, 13:17 | Online

A formação de espumas aumenta nos períodos de alta temperatura e com a consequente diminuição de vazão das águas do rio, que aumentam a concentração dos surfactantes nas águas. De acordo com a Cetesb, a tendência dessa mancha é se dispersar à medida que avançar pelo Rio Tietê.

Segundo a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), a espuma foi causada por detergentes domésticos, como os usados para lavar louças e carros. Mesmo aqueles que são biodegradáveis precisam de oxigênio para se decompor na natureza. Como o Rio Tietê não tem oxigênio, ocorre a formação de espuma.

Imagens da mancha de poluição do SPTV 2ª Edição, 13/01/2009, com 1m:54s

[EcoDebate, 14/01/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.