EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Livro lançado pela Embrapa analisa solo, vegetação, água e clima do Cerrado e fornece lista de 12 mil espécies de sua vegetação

Cerrado: Ecologia e Flora
Cerrado: Ecologia e Flora

Cerrado atualizado – Os resultados de mais de dez anos de estudos sobre os recursos naturais do Cerrado, realizados por quase 50 pesquisadores de diversas instituições, foram sistematizados nos dois volumes do livro Cerrado: Ecologia e Flora, que somam mais de 1,2 mil páginas.

A obra foi lançada pela unidade de Informação Tecnológica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com a Embrapa Cerrados, com apoio financeiro da organização não-governamental The Nature Conservancy (TNC).

O livro foi organizado por José Felipe Ribeiro, Semíramis Pedrosa de Almeida e Sueli Matiko Sano, todos pesquisadores da Embrapa Cerrados. De acordo com Ribeiro, o objetivo da publicação foi reunir o conhecimento atualizado sobre o bioma, contribuindo com a implantação de modelos de desenvolvimento sustentável, por meio de tecnologias que possibilitem, ao mesmo tempo, a preservação e o uso racional da biodiversidade do Cerrado.

“O que não é conhecido não é valorizado. Por isso, tentamos reunir o que há de mais importante atualmente sobre os recursos naturais do bioma. O livro é uma versão revista e ampliada de uma edição publicada em 1998, à qual foram acrescentados estudos sobre água e clima, além dos que já haviam sido apresentados sobre solo e vegetação”, disse à Agência FAPESP.

Segundo Ribeiro, além de tornar disponível para o pesquisador e para a academia o conhecimento sobre o bioma, o livro procura integrar as informações sobre solo, vegetação, clima e água, avaliando as condições das paisagens em termos de fragmentação do Cerrado, do uso de espécies nativas e da dinâmica da vegetação.

“O primeiro volume discute como o manejo correto desse ambiente pode gerar recursos financeiros para o produtor, estimulando a conservação do Cerrado. O segundo volume inclui uma lista das mais de 12 mil espécies da vegetação do bioma”, explicou.

Os estudos tiveram participação de pesquisadores das áreas de engenharia agronômica e florestal, biologia, botânica, geologia, economia, farmácia, entre outros. No primeiro volume, foram analisadas diversas tecnologias que possibilitam a conservação e o uso racional da biodiversidade do bioma.

“São descritos os principais recursos tecnológicos desenvolvidos nos últimos anos, como a criação, a ampliação e a manutenção de bancos de germoplasma para o uso em programas de melhoramento genético, caracterização florística, fitossociológica e morfológica, agronômica e a domesticação de espécies com potencial econômico”, explicou.

No segundo volume é feito um inventário atualizado de 12.356 espécies do bioma, fornecendo os hábitos das plantas, os ambientes em que ocorrem e algumas amostras indicativas de herbário ou fontes bibliográficas das espécies. Os oito autores também participaram do primeiro volume.

Conservação e produção aliadas

O Cerrado, de acordo com o livro, é o segundo maior bioma do Brasil, com mais de 1,9 milhão de quilômetros quadrados de área que se estende por 12 estados e pelo Distrito Federal. Reúne cerca de um terço da biodiversidade do país e 5% da fauna e flora mundiais.

Mas, em pouco mais de três décadas, metade da vegetação nativa já se perdeu na dinâmica da ocupação humana, resultado principalmente das atividades agropecuárias, do desenvolvimento urbano e de outras ações que avançam sobre a região. Segundo os autores do livro agora lançado, a palavra-chave para recuperar o bioma é “parceria”.

“A sociedade, a política e a ciência precisam agir em conjunto para que as iniciativas repercutam e efetivamente beneficiem o Cerrado. As ações individuais não funcionam, por isso temos que integrar os interesses, colocando do mesmo lado a conservação e a produção”, afirmou Ribeiro.

Segundo o pesquisador da Embrapa Cerrados, se a integração da conservação e da produção não for feita com urgência, o Cerrado poderá desaparecer dentro de 30 anos.

“Não adianta achar que nada mais vai ser produzido no Cerrado, ou culpar a agricultura pela devastação. Na nossa perspectiva, temos que olhar a propriedade rural do jeito que o produtor a vê. Ele tem uma área que produz e, para garantir sua produção, deve pensar de maneira sustentável. É preciso mostrar que, dentro de uma análise financeira econômica, a agricultura só funciona com sustentabilidade, integrando produção e conservação”, disse.

* Cerrado: Ecologia e Flora – Volume 1
Autores: José Felipe Ribeiro, Semíramis Pedrosa de Almeida e Sueli Matiko Sano (orgs.)
Lançamento: 2008
Preço: R$ 70
Páginas: 408
Mais informações: http://livraria.sct.embrapa.br

* Cerrado: Ecologia e Flora – Volume 2
Autores: José Felipe Ribeiro, Semíramis Pedrosa de Almeida e Sueli Matiko Sano (orgs.)
Lançamento: 2008
Preço: R$ 80
Páginas: 876

Mais informações: http://livraria.sct.embrapa.br

Matéria de Fábio Castro, da Agência FAPESP, publicada pelo EcoDebate, 23/12/2008.

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.