EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

UTE de Barcarena: Ministério Público discorda de licença ambiental para construção de termoelétrica

Termelétrica a carvão, foto de arquivo
Termelétrica a carvão, foto de arquivo

O Ministério Público do Pará discorda da licença ambiental concedida à Vale para construção de uma usina termoelétrica, no município de Barcarena, e poderá entrar com uma ação na Justiça solicitando a sua suspensão. A licença foi liberada pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente do Pará, COEMA, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

Para o promotor Raimundo Morais, a usina termoelétrica de Barcarena representa uma ameaça ambiental por causa da grande quantidade de carbono que será despejada na atmosfera. “São mais de dois milhões e meio de toneladas de carbono por ano, o que significa um volume equivalente à emissão de todos os carros do Rio de Janeiro durante um ano”, disse.

A Vale informou, por meio da sua assessoria de imprensa, que os padrões adotados nos estudos de emissão de gases da futura usina estão de acordo com critérios do Banco Mundial e do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). A empresa diz ainda que a termoelétrica vai utilizar tecnologia limpa e moderna que reduzem, em mais de 90%, as emissões de carbono.

O promotor Raimundo Morais discorda das explicações da Vale sobre a tecnologia que será usada na termoelétrica para reduzir a emissão de gases de carbono. “As melhores tecnologias são muito mais eficientes do que essa que a Vale está apresentando. Como ela é mais cara, a Vale optou pela mais barata, que é mais suja. É muito fácil você gerar energia, gerar riqueza, transferindo para a sociedade os custos desse processo” disse.

Matéria de Leandro Martinsm Repórter da Rádio Nacional da Amazônia, publicada pelo EcoDebate, 19/11/2008.

Nota do EcoDebate: para melhor compreensão dos debates sobre a UTE de Barcarena e os riscos ambientais de uma usina termelétrica a carvão sugerimos que leiam, também:

UTE de Barcarena: Usina a carvão da recebe a licença prévia do Coema (Conselho Estadual de Meio Ambiente)

UTE de Barcarena: Tudo dominado? nem tanto…, artigo de Nelson Tembra

Barcarena: Ministério Público recomenda o não licenciamento de usina termelétrica

Instalação de termelétrica (1), por Nelson Tembra

Instalação de termelétrica (2), por Nelson Tembra

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.