EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Ibama libera licença de instalação para Usina de Jirau e diz que novo local não trará impactos ambientais maiores

1940FRP050.jpg
O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias, fala à imprensa sobre a liberação da licença de instalação para Usina de Jirau, no Rio Madeira (RO). Ao lado, a secretária executiva do Ministério do Meio Ambiente, Isabella Teixeira Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

As obras da Usina Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira (RO) já podem começar. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vai publicar hoje (14) a licença de instalação que vai permitir o início do canteiro de obras e a construção de uma ensecadeira, que servirá para desviar o rio enquanto as turbinas da hidrelétrica são instaladas.

Ao conceder a licença, o Ibama vai exigir que o consórcio realize uma série de medidas mitigatórias, como a aplicação de R$ 36 milhões para projetos de habitação e saneamento em Porto Velho. As empresas também vão ter que adotar permanentemente as reservas biológica e extrativista de Cuniã, em Rondônia, bancando o custeio e a manutenção das unidades. Além disso, o consórcio terá que destinar recursos para pesquisa de espécies em extinção como o tamanduá-bandeira, o tatu canastra, a onça pintada e o boto vermelho.

A licença de instalação é a segunda etapa do processo de licenciamento ambiental e viabiliza o início dos trabalhos de construção do empreendimento. A licença para todo o empreendimento deve sair até o fim do ano. A Usina de Santo Antônio, também no Rio Madeira, recebeu a licença de instalação em agosto deste ano. A licença prévia para as duas usinas foi dada em conjunto, em julho do ano passado.

Ibama diz que novo local não trará impactos ambientais maiores

A mudança no local de construção da Usina Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira (RO) não vai causar impactos ambientais maiores na região do que os previstos anteriormente. A conclusão é do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O presidente do órgão, Roberto Messias, anunciou que a licença de instalação para o canteiro de obras da Usina será publicada hoje.

Segundo Messias, os estudos realizados pelo Ibama mostraram que o impacto ambiental gerado pelo novo projeto é semelhante ao previsto anteriormente. “A diferença na localização não significou nenhuma piora comprometedora”, afirmou.

A mudança no local da construção da Usina foi anunciada pelo consórcio Energia Sustentável do Brasil, logo após ter sido anunciado vencedor do leilão do empreendimento. Segundo o consórcio, a medida deve diminuir os custos e também os impactos ambientais, além de acelerar o cronograma da obra.

Messias garantiu que, apesar da pressão dos empreendedores para que a licença fosse concedida antes do início das chuvas no Norte do país, o trabalho do Ibama não foi comprometido. “Temos um cuidado extremos com o patrimônio natural, e não fomos açodados [apressados]”, disse.

De acordo com o presidente do Ibama, se alguma condição imposta aos empreendedores não for cumprida, a licença poderá ser revogada.

A Agência Nacional de Águas (ANA) já autorizou a construção da ensecadeira (contenção das águas do rio durante o processo de instalação da usina ) e a retirada de água do Rio Madeira para atender às necessidades do canteiro de obras. Mas, segundo o Presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, a outorga final para a obra vai depender da apresentação de um projeto para a construção de eclusas no local.

“Queremos saber se o empreendedor contemplou no seu projeto uma solução para o transporte [fluvial]”, disse. A outorga da ANA é necessária para que o Ibama possa conceder a licença de instalação para todo o empreendimento.

Matéria de Sabrina Craide, da Agência Brasil, publicada no EcoDebate, 14/11/2008

Nota do EcoDebate: a instalação das usinas de Jirau e Santo Antonio, no rio Madeira, é um dos temas que mais preocupam os movimentos sociais, com destaque para as organizações ambientalistas e indigenistas. Sugerimos aos leitores, que também acessem os artigos e matérias abaixo indicados, em ordem decrescente de data de publicação:

Ibama concederá licença de instalação parcial da Usina Hidrelétrica de Jirau

Ibama: descaso criminoso ignora documentos da Funai sobre Terras Indígenas e Índios Isolados, nas áreas de influência das usinas do Madeira, artigo de Telma Delgado Monteiro

Ibama enfrenta pressão para decidir por licença para Jirau

O ‘desmanche’ da legislação ambiental brasileira: os Juízes vão permitir? artigo de Telma Delgado Monteiro

Ministério Público ameaça processar diretoria do Ibama caso seja concedida licença ambiental às obras da usina de Jirau

Minc prevê licença de Jirau este ano e descarta falta de crédito

Luta em defesa do Rio Madeira é retomada por Ongs

Movimentos sociais pedem que BNDES não aprove crédito para usinas no Rio Madeira

Por causa do Complexo Madeira, governo é duramente criticado em reunião do Conama, por Ivaneide Bandeira Cardozo

Licença da usina de Jirau será ‘blindada’, afirma Minc

O Plano de Aceleração do Comprometimento com as empreiteiras: o caso do Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira (RO) e as razões do apelo ao Tribunal Internacional de Justiça Ambiental, artigo de Rodrigo Siqueira Ferreira

Usina de Jirau: Ação Civil Pública do MPF de Rondônia contesta mudança proposta pela Suez, por Telma Delgado Monteiro

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.