EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Pneumonia é a doença que mais mata em países pobres

The global burden of disease: 2004
Além dela, as doenças que mais levam à morte nessas regiões são os problemas cardíacos e a diarréia. Nas nações ricas, problemas cardíacos lideram as causas.

A OMS publicou, no dia 27/10, um novo estudo global sobre a mortalidade [The global burden of disease: 2004 update], que fornece uma visão global do estado de saúde, em níveis regional e global. Com base nos extensos dados disponíveis em toda a organização, em relação à mortalidade, morbidade e feridos, discriminados por região, idade, sexo ou receitas nacionais, sobre dados de 2004. Fornece também projeções para 2030 da mortalidade e das doenças, causas e regiões. Por Henrique Cortez*, do EcoDebate.

O estudo fornece informações detalhadas sobre as dez principais causas de mortalidade, e estimativas de mais de 130 casos de doença e de lesões. Entre as suas conclusões, os destaques incluem:

* Na África, ocorrem 9 em cada 10 mortes infantis devido a malária, 9 em cada 10 mortes de crianças devido à AIDS, e metade de mortes de crianças devido à diarréia e pneumonia.

* As cinco principais causas de morte, nos países mais pobres, são pneumonia, seguido pelos cardiopatias, diarréia, HIV / AIDS e acidentes vasculares cerebrais. Nos países de rendimento elevado, as doenças cardíacas estão no topo da lista, seguida por acidente vascular cerebral, câncer pulmonar, pneumonia e asma / bronquite.

* Em todas as regiões do mundo, os homens de 15 a 60 anos têm um risco bem maior de morrer do que as mulheres da mesma faixa etária, principalmente por causa de ferimentos, incluindo a violência e conflito e os seus maiores índices de doenças cardíacas. Essa diferença é mais significativa na América Latina, Caribe, Oriente Médio e Europa Oriental.

* A maior parte dos anos vividos com incapacidade são causadas por depressão, o que impõe uma carga 50% maior para as mulheres do que homens. Nos países de baixa renda, média ou alta, a dependência de álcool e problemas associados ao seu consumo estão entre as 10 principais causas de incapacidade.

A produção e disseminação de informações de saúde para apoiar a ação é uma das atividades centrais da OMS. O estudo fornece aos Estados-Membros informações de grande importância para a tomada de decisões, planejamento e determinação das prioridades de saúde.

“É extremamente importante que tenhamos um quadro regional e global de mortalidade, morbidade e incapacidade”, disse Colin Mathers, Coordenador de Epidemiologia da OMS e o principal autor do estudo. “O estudo permitirá que os responsáveis políticos dos países identifiquem as lacunas e assegurem que os esforços são orientados para aqueles que mais precisam. Os países podem usar a informação para desenvolver estratégias e relação custo-eficácia das intervenções para melhorar a saúde em todo o mundo. “

O estudo contém informações sobre os seguintes aspectos:
* As causas de mortalidade em diferentes áreas da Organização Mundial da Saúde;
* Principais causas de mortalidade, por idade, sexo e causa;
* Número de pessoas com diferentes tipos de doenças e incapacidades;
* Número de pessoas doentes em cada ano;
* As causas da perda da saúde e da perda de anos vividos em boa saúde (medidos em termos de anos de vida ajustados por incapacidade) (DALYs). Um DALY é equivalente a perder um ano de vida em perfeita saúde.

:: Novo estudo global sobre a morbilidade – em Inglês

Para acessar a íntegra do estudo “The global burden of disease: 2004 update“, no original em inglês, no formato PDF, com 5,09Mb, clique aqui

* Com informações da OMS

[Pneumonia is a disease that kills more in poor countries]

[EcoDebate, 29/10/2008]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.