EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Caatingas, bichos e pessoas pedem socorro!


Na região da Lagoa do Serrote, município de Pilão Arcado (Bahia), a mais de 1000 km de Salvador, mais de 200 famílias, organizadas em Associações de Fundos de Pasto, estão com as vidas ameaçadas pela ação das carvoarias.

Em apenas cinco meses de funcionamento das carvoarias, mais de 10.000 hectares de caatinga já foram devastados. Árvores seculares como Pau D’Arco, Aroeira, Pau de Birro, Barriguda, Violeta, Angico, Cangaeiro, Camaçari, Baraúna, Catuaba, Caatinga de Porco (ou Pau de Rato) e Pau de Casca, dentre outras, estão sendo rapidamente transformadas em carvão e fumaça.

Animais como caititu, tatu, canastra, cutia, tamanduá-bandeira, veados, onça pintada, onça bodeira, onça preta, répteis e aves estão sendo mortos ou expulsos do seu habitat natural.

As comunidades que vivem na região dependem diretamente dessas áreas para tirar o seu sustento. Ali as famílias criam seus animais, como cabras, ovelhas, abelhas, gado e animais de tração. Fazem seus pequenos roçados, retiram a madeira necessária para a construção de moradias. Com a ação das carvoarias, essas famílias encontram-se em total desespero.

Segundo relatos de moradores da localidade, as carvoarias pertencem a proprietários de Minas Gerais e são transportados mais de 500 m³ de carvão por semana, que servem para alimentar os fornos da siderurgia mineira, principalmente para a produção de ferro.

Ainda segundo moradores, a origem do carvão é alterada, porque as notas para o transporte têm como município de referência Buritirama, na Bahia. Inclusive, uma carreta que transportava carvão foi apreendida por transporte ilegal.

Até o momento 219 fornos estão em funcionamento e o plano das carvoarias prevê a exploração de carvão na região por dez anos, e as áreas devastadas devem ser cultivadas com a monocultura de eucalipto ou pasto em áreas não-cercadas, o que pode provocar o desmantelamento total do sistema de manejo das áreas de Fundo de Pasto de toda a região.

Diante de crimes tão bárbaros, onde estão as autoridades municipais, estadual e federal? Prefeitura Municipal, Centro de Recursos Ambientais (atual Instituto do Meio Ambiente – IMA Bahia), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) que já foram informadas e até o momento nenhuma providência foi tomada.

Atenção: as carvoarias já estão ampliando sua atuação para municípios do Estado do Piauí, como Avelino Lopes e Morro Cabeça no Tempo.

As comunidades pedem apoio. O que podemos fazer? Este é um relato parcial, em breve estaremos encaminhando um documento com mais informações e imagens.

Em anexo, algumas fotografias da grande devastação.

Associações de Fundo de Pasto de Lagoa do Serrote
Associações de Fundo de Pasto de Redenção
Associações de Fundo de Pasto de Lagoa Comprida
Associações de Fundo de Pasto de Lagoa Redonda
Associações de Fundo de Pasto de Bonfim
Associações de Fundo de Pasto de Pedra Branca II
Paróquia Santo Antônio de Pilão Arcado
Comissão Pastoral da Terra da Diocese de Juazeiro (CPT)

Pilão Arcado, Bahia, 22 de outubro de 2008.

Maiores informações: Paulo Victor – Comunicação CPT Juazeiro – (74) 3611 3550 / (74) 9997 4981

* Nota enviada por Roberto Malvezzi (Gogó), colaborador e articulista do EcoDebate

[EcoDebate, 23/10/2008]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

2 thoughts on “Caatingas, bichos e pessoas pedem socorro!

  • Missao Tanizaki

    As Siderúrgicas podem e devem continuar produzindo os seus Produtos, pois é uma questão de OFERTA e PROCURA.

    Enquanto houver PROCURA há de se utilizar Carvão Mineral e/ou Vegetal.

    A Sociedade Brasileira, nesta matéria, cobra MUDANÇAS, mas não indica como resolver a situação.

    Cabe aos nossos Governantes e Parlamentares entenderem o exposto acima e procurar estabelecerem medidas capaz de reduzir os impactos da utilização das referidas Fontes Energéticas, tanto no sentido das Mudanças Climáticas quanto na questão SOCIAL..

    SOLUÇÃO RECOMENDADA:

    Fomentar a Implementação de um ou mais Pólo de Produção de Painéis de Células Foto-voltáicas poderá levar o Brasil a produzir muita Energia Elétrica, principalmente no NORDESTE, e será capaz de dar oportunidade de AUTO-RECUPERAÇÃO à NATUREZA quase sem CUSTOS para a Sociedade Brasileira.

    Para que os Pólos Industriais sejam bem sucedidos requer, também, fomentar Implementação de Cooperativas de Pequenos Produtores que devem ser preparados para administrarem Pequenas Unidades Montadoras de Painéis Solares.

    Como e Onde conseguir as Células Foto-voltáicas ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?

    Pesquisadores Americanos desenvolveram Tecnologia para produção do “Silício Negro”- na atualidade é o MELHOR material para produzir as Células Foto-voltáicas, sendo o melhor em Eficiência Energética e Custo/Benefício, além disso é capaz de gerar Energia Elétrica abaixo dos Preços dos Geradores que utilizam DIESEL ou Gás Natural.

    Os nossos Governantes e Parlamentares precisam estabelecer meios para que Grupos das referidas Cooperativas possam ter sua Unidade de Fabricação do Referido “Silício Negro” que é a Matéria Prima Básica das Unidade Montadoras de Painéis de Célula Foto-voltáicas.

    Com essa iniciativa o Brasil poderá se tornar Grande Produtor e Exportador de Painéis de Células Foto-voltáicas, contribuindo decisivamente / expressivamente para o Desenvolvimento SOCIAL e Econômico do Brasil, de Fato, SUSTENTÁVEL.

    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br
    Esplanada dos Ministérios, Bloco “D”, Sala 346-B, Brasíla/DF

    TUDO POR UM BRASIL / MUNDO MELHOR

Fechado para comentários.