EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Ibama fecha 3 serrarias e ‘derruba’ 280 fornos de fabricação de carvão clandestino no Pará

Fornos de fabricação de carvão. Foto de arquivo Ecodebate
Fornos de fabricação de carvão. Foto de arquivo Ecodebate

Como parte das ações de combate aos crimes ambientais, deflagradas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) realizaram hoje (16), no município Novo Repartimento, na região central do estado do Pará, uma operação para a derrubada de 280 fornos de fabricação de carvão clandestino. Só em um assentamento do Incra, denominado Rio Gelado, foram derrubados 19 fornos e fechadas três serrarias clandestinas.

O assentamento do Incra em Novo Repartimento é o maior do País, com 260 mil hectares, sendo composto por cinco mil lotes de 50 hectares.

A equipe do Ibama constatou na região uma série de outros ilícitos ambientais, como a existência de oito serrarias, muitas delas utilizando madeira de castanheiras, o que é proibido por lei. A orientação do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, é que sejam cada vez mais intensificadas as operações contra crimes ambientais, tanto em áreas privadas quanto em áreas públicas.

Como exemplo do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo MMA, o ministro citou a derrubada, em agosto último, em Pernambuco, de 800 fornos que vinham sendo utilizados na fabricação clandestina de carvão, a partir de mata nativa da Caatinga

O ministro Carlos Minc assinalou que vem mantendo entendimentos com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para a definição de um novo modelo de reforma agrária sustentável.

No novo modelo, a demarcação da Reserva Legal será feita previamente e garantida a formação de corredores ecológicos como forma de conservar ecossistemas florestais prioritários e a diversidade biológica. A nova abordagem também vai garantir que os assentados recebam formação técnica que lhes permitam usufruir de resinas, óleos e fibras florestais, sem destruir o meio ambiente.

Por Suelene Gusmão, Ascom MMA.

[EcoDebate, 17/10/2008]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

2 thoughts on “Ibama fecha 3 serrarias e ‘derruba’ 280 fornos de fabricação de carvão clandestino no Pará

  • muito bom ver que algo está sendo feito no norte!
    em SC há, como em muitoslugares, vários casos de desmatamentos

  • Almerinda Lima Cunha

    Acho que todas essas medidas são extremamente necessárias, mas acho que a legislação é suficiente, mas não inibe eficazmente… são brandas as penalidades, são irrizórias as multas… na verdade ACREDITO PIAMENTE, que esses madeireiros são tão ou mais bandidos que os políticos corruptos, esses maus cidadãos prejudicam O PLANETA, em troca de fortunas que não levarão pra o túmulo… será que eles já estudadarm só um pouquinho da história de tantos faraós?
    Algumas pessoas acham que ezagero qdo falo em prisão pérpétua para essas “pessoas”… eu discordo, e não sou sou a única a crer na mesma medida… eles pensariam mais antes de se arriscarem a tanto

Fechado para comentários.