EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Cientistas alertam que o desmatamento pode ser mais nocivo do que se pensava


A proteção das florestas naturais pode ser crucial para minimizar as mudanças climáticas

Pesquisa coordenada pelo professor Brendan Mackey, da Australian National University, conclui que o desmatamento das florestas naturais na Austrália, criaria um perigo ainda maior para o clima global do que se pensava, porque elas detêm três vezes mais carbono do que havia sido calculado. Por Henrique Cortez, do Ecodebate.

O relatório adverte que todos os países, e não apenas os em desenvolvimento, devem impedir a derrubada das suas florestas, porque isso poderia liberar enormes quantidades de carbono estocadas, com grande impacto na emissão de CO2.

A pressão internacional exige a redução da destruição de florestas nos países em desenvolvimento, mas as florestas de países como Austrália, Canadá, Rússia e EUA também devem ser preservadas.

“Proteger as emissões de carbono, da Austrália e das florestas naturais do mundo já não é uma opção – é uma necessidade,” Diz o co-autor do relatório, professor Brendan Mackey.

Os pesquisadores descobriram que as as florestas naturais de eucalipto, no sudeste da Austrália, armazenam cerca de 640 toneladas de carbono por hectare, muito mais do que as 217 toneladas por hectare estimadas pelo IPCC, o Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas.

Em algumas áreas, os níveis de armazenamento são estimados como dez vezes superiores ao anteriormente previsto.

Mackey disse que os achados destacou a necessidade de uma nova abordagem para a conta de carbono armazenada nas florestas naturais.

O professor Mackey disse que o desmatamento representava 17,5 por cento das emissões anuais de gases com efeito global.

A pesquisa, da Fenner School of Environment and Society, Australian National University, descobriu que cerca de 9,3 bilhões de toneladas de carbono estão armazenados nos 14,5 milhões de hectares de florestas naturais de eucalipto, no sudeste da Austrália. Manter este carbono “estocado” é equivalente a “evitar as emissões” de 460 milhões de toneladas de CO2 por ano durante os próximos 100 anos.

The role of natural forests in carbon storage
Part 1. A green carbon account of Australia’s south-eastern Eucalypt forests, and policy implications

Brendan G. Mackey, Heather Keith, Sandra L. Berry and David B. Lindenmayer

ISBN 9781921313875 $29.95
ISBN 9781921313882 (Online)
Publicado em agosto de 2008
Contato: Professor Brendan Mackey 02 6125 4960; Paul Sheridan 0410 516 656; Simon Couper 0416 249 241

[EcoDebate, 08/08/2008]