EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

IBAMA: Operação Arrastão apreende 11 toneladas de palmito no Amapá

Palmitos derrubados

Macapá (15/07/2008) – Mais de onze toneladas de palmito foram apreendidas pela Operação “Arrastão”, realizada no período de 1º a 10 de julho em ilhas do Arquipélago do Bailique (AP), Ilha de Caviana e nos municípios de Afuá e Anajás (PA). Coordenada pela Divisão de Controle e Fiscalização (Dicof) da Superintendência do Ibama no Amapá, com apoio de policiais militares ambientais, a ação teve como objetivo combater o desmatamento e a exploração florestal ilegal, o tráfico de animais silvestres e averiguar a existência de fabriquetas de palmito irregulares na região.

No decorrer da operação, foram vistoriados empreendimentos madeireiros e palmiteiras, sendo apreendidos 11.200 quilos de palmito industrializado sem comprovação de origem e aplicados R$1,3 milhão de reais em multas aos responsáveis, por depósito de produtos sem origem legal e funcionamento sem licença de operação. Houve ainda embargo das atividades. Segundo informações apuradas, o palmito iria abastecer o mercado interno dos estados do Pará e Amapá. A equipe emitiu ainda notificações aos responsáveis legais pelos empreendimentos vistoriados, que deverão comparecer ao Ibama para prestar esclarecimentos.

O palmito foi transportado para a capital, Macapá, e repassado para organizações beneficentes, entre as quais a Casa da Hospitalidade, em Santana, o Abrigo São José, as Pastorais da Criança e do Menor, da Diocese de Macapá, e o projeto Mesa Brasil, que manterão o produto sob guarda, na qualidade de fiel depositário, até que sejam concluídos os laudos de sanidade pela Vigilância Sanitária, para finalização dos procedimentos de correta destinação dos produtos.

Palmitos apreendidos

Para o chefe da Fiscalização, analista ambiental Marcus Keynes, a operação foi positiva, porém, seriam necessárias várias incursões deste tipo uma vez que, por se tratar de região distante, mesmo sendo lavrados Termos de Embargo as empresas continuam a trabalhar na clandestinidade. Outra questão é que muitas dessas empresas já não funcionam, de fato, há muito tempo, e estimulam as fabriquetas familiares que preparam o palmito de forma artesanal e sem nenhum controle sanitário a entregar o produto pronto para ser rotulado e revendido.

Dada as peculiaridades regionais, Afuá e Anajás estão entre os cinco municípios paraenses onde a Superintendência do Ibama no Amapá executa ações de controle, monitoramento e fiscalização, conforme estabeleceu a Instrução Normativa nº 01, de 16 de janeiro de 2002. Os demais municípios são Almeirim, Chaves e Gurupá, situados na região limítrofe ao Estado do Amapá.

Patrícia Sullivan, Ascom Ibama/AP
Fotos: Dicof/AP

[EcoDebate, 16/07/2008]

One thought on “IBAMA: Operação Arrastão apreende 11 toneladas de palmito no Amapá

  • Gert Roland Fischer

    O palmito da Mata Atlantica foi todo roubado desta forma. Não tem solução. Enquanto os impostos e a burocracia forem tão elevados, mais a corrupção o palmito como todo o resto das materias primdas florestais serão saqueados de forma informal.
    Em SC quando a policia apreendia palmitos – Euterpe edulis, e entregava essas apreensões as entidades filantropicas, os que haviam perdido a carga buscavam esses mesmos palmtios onde tinham sido deixados dando um dinheirinho para os asilos, etc.
    Os proprietarios de fabricas de Palmito de SC, são os maiores incentivadores do roubo do palmito na Amazonia, pois entreguam vidros, rotulos e receitas para colocar o picadinho nos vidros. Caminhões carregados com 35 toneladas de caixas com vidros seguem para os portos onde são exportados, tudo legalzinho, heheheheheheheh

    Não tem jeito. Não tem mesmo.

    Eng. Agr. GErt roland Fischer
    Plantei 100.000 palmitos e me roubaram tudo.

Fechado para comentários.