EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Rondônia: Madeira retirada de área indígena é apreendida

Em Rondônia, foram achados cerca de 6 mil metros cúbicos de madeira em dez dias. Operação contra extração ilegal é realizada pela polícia e pela Secretaria do Meio Ambiente. Do G1, com informações do Globo Rural, 10/07/2008 – 08h00 – Atualizado em 10/07/2008 – 09h21.

Uma operação da polícia e da Secretaria do Meio Ambiente de Rondônia apreendeu 6 mil metros cúbicos de madeira. Boa parte das toras extraídas ilegalmente saiu de reservas indígenas.


No pátio do Batalhão da Polícia Militar em um pequeno na divisa de Rondônia com Mato Grosso, não há mais espaço para colocar tanta madeira.

No município de Espigão d’Oeste ficam as três maiores reservas indígenas do estado. A fiscalização não é bem-vinda na área. Os fiscais são impedidos de entrar. O chefe de uma das comunidades disse que só passa pela porteira quem tem autorização.

Dez dias de operação

Contando com a madeira que fica no pátio das serrarias, foram apreendidos cerca de 6 mil metros cúbicos de madeira em tora e serrada em dez dias de operação.

Os poucos caminhões que aparecem estão vazios. Hoje, o único movimento na pequena cidade é de máquinas recolhendo a madeira apreendida.

A criatividade dos madeireiros para encontrar esconderijos impressionou a polícia. Tinha toras em buracos a até enterrada em pó de serra e debaixo de resíduos de corte.

Esquema

Segundo as investigações, pelo esquema, a madeira retirada das terras indígenas sai da região como se fossem de planos de manejo. “Eles estão utilizando notas de plano de manejo de Cujubim, Ariquemes e Buritis. Transferem para uma empresa de Ji-Paraná, na tentativa de burlar a legislação. E de Ji-Paraná transfere para a empresa de Espigão d’Oeste”, esclareceu Thiago Fajardo, fiscal ambiental.

A polícia ambiental ainda não sabe qual será o destino da madeira apreendida.

[EcoDebate, 11/07/2008]