EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Corrupção torna a água mais cara

Moradores de países em desenvolvimento pagam mais até do que em Nova York e Londres

A corrupção está tornando a água mais cara em alguns países em desenvolvimento do que em cidades como Nova York, Londres ou Roma e ameaça a sobrevivência de bilhões de pessoas. A denúncia foi feita ontem pela ONG Transparência Internacional, com sede em Berlim. Erik Kirschbaum, da Agência Reuters, no Jornal do Brasil, 26/06/2008.

Em seu mais recente relatório mundial sobre a corrupção, a organização não-governamental informa ter descoberto que subornos, corrupção e outros delitos são as principais razões para a “crise mundial da água” que está acelerando o ritmo da degradação ambiental.

O relatório assinala: a corrupção no setor de abastecimento de água varia de pequenos subornos na entrega do produto até o desvio de recursos destinados à irrigação e energia hidrelétrica.

Estes delitos, encontrados tanto em países ricos como pobres, ameaçam exacerbar a escassez mundial de alimentos.

“A corrupção no setor de água põe em risco a vida e o sustento de bilhões de pessoas”, adverte a Transparência Internacional. “O desencadeamento de mudanças climáticas e a sobrecarga cada vez maior dos suprimentos de água no mundo tornam a luta contra a corrupção no setor mais urgente do que nunca”.

A presidente da Transparência Internacional, Huguette Labelle, alertou que é essencial superar a corrupção no setor.
– Em todo o mundo há anúncios de investimentos grandes em irrigação para combater a crise alimentar. Escassez de água significa escassez de alimentos e se a corrupção na irrigação também não for combatida estes esforços não vão dar resultados – defendeu.

Definindo o relatório como o primeiro a estudar o impacto da corrupção no setor de água, a Transparência Internacional afirmou que 1,2 bilhão de pessoas não têm acesso garantido à água e 2,6 bilhão não têm serviços de saneamento adequado.

Terras irrigadas ajudam a produzir 40% do suprimento mundial de alimentos, mas a corrupção em irrigação é desenfreada, destacou a ONG.

Segundo o relatório, na Índia a corrupção eleva em 25% o custo dos contratos de irrigação. Em outros países, a corrupção pode elevar em até 30% o custo de conectar residências à rede de abastecimento de água:

“A corrupção tira investimentos do setor, aumenta preços e reduz os suprimentos de água. Um resultado é que residências pobres em Jacarta, Lima, Nairóbi ou Manila gastam mais com água do que moradores de Nova York, Londres ou Roma”.

Nota do EcoDebate

Para acessar o citado relatório, da Transparency International , no original em inglês, clique AQUI