EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Consumidor, você tem poder pra mudar o mundo! Aja! Reaja!!! artigo de Márcia Pimenta

 

Frutas embaladas. Foto de Márcia Pimenta
Frutas embaladas. Foto de Márcia Pimenta

 

[EcoDebate] Uma nova moda (nonsense) invade os supermercados. As frutas, que, naturalmente, tem sua casca protetora, estão sendo substituídas por bandejas de isopor cobertas por plástico filme. Hoje cedo no Hortifrutti Leblon fui além da perplexidade quis saber qual era a explicação por trás da nova modalidade.

O funcionário responsável por repor as frutas naquele setor, quando questionado me olhou um pouco surpreso, deu um sorriso e respondeu: “A senhora tem razão! Acho que a única coisa que explica é que o supermercado tem um lucro maior. O preço é diferente, na embalagem é mais caro”. Poxa! Não tinha reparado e fui lá checar. O kg do mamão custava R$9,99, enquanto o embalado na bandeja custava R$13,99. O preço do abacate era R$5,99 e na bandeja R$ 9,79.

Com este dado sagazmente observado pelo funcionário fui atrás da explicação da gerente. Ela explicou que esta prática visava a mostrar ao consumidor que, embora a casca de algumas frutas estivessem verdes estas estavam maduras. Aí, rapidamente um pensamento me veio à cabeça e eu retruquei: “quem frequenta a feira sabe que o feirante corta algumas frutas ao meio, às vezes em formatos bem interessantes e criativos, para mostrar ao consumidor como a fruta está própria para consumo e até mesmo oferecem pequenos pedaços para o povo provar. É simpático e não cria um lixo não reciclável, como o caso das bandejas de isopor e do plástico filme.

Ela ficou muda e agradeceu dizendo que era muito importante as sugestão dos clientes, mas não escapou de levar mais uma reflexão pra pensar no feriadão. Eu disse à ela que achava a prática de uma irresponsabilidade socioambiental brutal! Pois além de sua explicação não me convencer ficava claro que o objetivo do supermercado era lucrar ainda mais na venda das frutas, fazendo uma prática condenável que é aumentar seus lucros socializando o prejuízo ambiental com toda a sociedade! O planeta não dá conta de tanto abuso e ganância! Não adianta dar uma de socioambientalmente responsável vendendo bolsas para substituir as sacolas plásticas, se o DNA da empresa está comprometido com práticas do século passado, quando as questões ambientais não eram ainda uma ameaça ao planeta.

Nos dias de hoje esse olhar dever ser questionado e combatido, mas isso só vai ganhar escala quando o consumidor se der quanto da insanidade de algumas práticas como essa. Consumidor, você tem poder pra mudar o mundo! Aja! Reaja!!!

Márcia Pimenta, Jornalista com especialização em gestão ambiental, é Articulista do Portal EcoDebate e publica o blogue Pimenta no Meio

 

in EcoDebate, 28/03/2016

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

2 thoughts on “Consumidor, você tem poder pra mudar o mundo! Aja! Reaja!!! artigo de Márcia Pimenta

  • “Consumidor, você tem poder pra mudar o mundo! Aja! Reaja!!! artigo de Márcia Pimenta”.

    [título do artigo]

    Comentário: Prezada Márcia Pimentel, perdoe-me por não concordar plenamente com você.

    Os comerciantes, de todos os níveis, dispõem de milhões de formas para “roubar” [entre aspas devido à ausência dos Estados capitalistas, que nos deixa a impressão de que essas práticas são de acordo com a legislação de cada um desses Estados], especialmente, as grandes redes.

    É muiiiiiiito comum o comprador ver um preço na prateleira, e o caixa registrar esse preço com um valor diferente e, sempre, superior. E quando o comprador percebe o “roubo”, o que é muito raro, e questiona, quase sempre é convencido de que estava enganado. E, quase sempre, estava mesmo, mas não foi sem motivo. Os preço são colocado, nas prateleiras, exatamente para confundir, e os órgãos de defesa do consumidor, se atuam, não tomam conhecimento dessa tática de roubar. Não sei dizer se eles são inativos ou “inocentes”, mas, seja como for, no final, é o comprador quem se lasca.

    Dos milhões de formas de roubar, de que os comerciantes dispõem, você citou uma e eu outra. Não próxima ocasião, relatarei as restantes.

    E NOS FAZER PAGAR ESTACIONAMENTO DE VEÍCULO, QUANDO VAMOS SER, POR ELES, ROUBADOS?

    Eles vendem com lucros que variam entre 30% e 100″, e até mais, mas não podem ceder uma vaga para seu veículo. E os órgão do Estado capitalista estão nem aí.

  • marcia pimenta

    A resposta do Hortifruti ao texto: A rede Hortifruti agradece as observações e informa que os produtos cortados e embalados individualmente são selecionados por nossa equipe e vendidos para atender clientes que preferem adquirir em quantidade menor. Em relação às embalagens plásticas, essa é uma das preocupações constantes da Hortifruti e há estudos para minimizar o uso e impacto das mesmas.

    Sinceramente, esperava uma argumentação mais inteligente. Isso não responde sobre a bandeja com um mamão inteiro, cortado em duas metades e embalado na mesma bandeja. Tb não explica o preço mais caro. Eu sou muito inteligente pra aceitar uma resposta como esta. Mas tudo bem. Agora sei o que o Hortifruti pensa dos seus clientes. Que somos néscios. Lamentável!!!!

Fechado para comentários.