EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Jovens na busca do controle de seu mundo, artigo de Agnaldo Kupper

 

opiniao

 

[EcoDebate] Algumas semanas atrás, ouvi de um educador algo que me fez não apenas voltar aos meus bons tempos de criança, mas também refletir sobre a condição de nossos jovens. Na ocasião, o educador argumentava que há algumas décadas, quando éramos crianças e caíamos e nos machucávamos nas brincadeiras de rua, nosso maior temor era levar uma bronca pelo ocorrido. Após a reprimenda, o machucado (normalmente um belo arranhão) recebia uma boa dose de mertiolate (ou “cuspe do diabo”, como intitulávamos a receita milagrosa). A haste do produto era dura. E o pior: ardia. Atualmente, caso a criança se machuque ou sofra um pequeno acidente, a tendência é que os pais procurem um culpado. Não há bronca. A haste do mertiolate agora é flexível. Pior: a substância não arde mais. Em outras palavras: estamos querendo criar crianças e adolescentes sem cicatrizes.

Sim, admito que em um passado remoto, calcado nas décadas de 1960, 1970 e parte da de 80, os indivíduos, em geral, estavam mais fortemente engajados em alguma estrutura de apoio, fosse ela política ativista ou artística ou mesmo um investimento de existência. No ar, um clima de entusiasmo, calcado em bandeiras políticas e sociais.

Muita coisa mudou nos últimos anos, sem que muitos de nossos jovens tenham percebido. Os mais velhos perceberam, mas parece que não se dão conta. Já houve uma época em que um jovem adolescente tinha como plano sair de casa, buscando vida própria e independente. Afinal de contas o lar propicia, dentro de uma sociedade competitiva e com uma formação familiar individualista, proteção e refúgio certo. Para os pais, a sensação de que o tempo não passa. Para os filhos, a comodidade do lugar seguro e do conforto. Ou seja, a família deixou de ser uma instituição para converter-se em uma associação. Mas talvez esta proteção demasiada esteja tirando de boa parte de nossa juventude a percepção de mundo que deveria ser mais real e realista.

Da mesma forma os jovens são testemunhas da expansão dos meios técnicos de comunicação e informação que possibilitam contatos, ligações nunca antes imaginadas com o mundo, de forma rápida e eficiente, com os aparelhos técnicos invadindo cada um dos espaços das atividades de rotina. No entanto, tal conquista tecnológica trouxe dissabores. Um deles em especial: a máquina e os objetos assumiram importância decisiva, substituindo o convívio mais pleno e verdadeiro e transformando um mundo real em um mundo aparente. Ou seja, o cenário técnico apodera-se do real. A culpa sendo deletada. Desta forma, a possibilidade de frustrações aumenta. Ao mesmo tempo, os sentimentos de insegurança, de perda de sentido e orientação e vazio político e de valores, passam a prevalecer. A sensação e aparência é a de que não se tem pelo que lutar, a não ser por uma estrutura material que permita usufruir da melhor maneira uma vida confortável.

Ao que parece, muitos jovens cansaram e estão fartos de boa parte disso tudo, querendo ser parte atuante de um mundo mais real, o que pode ser demonstrado pela reação à medida do governo paulista que pretendia o remanejamento de mais de trezentos mil alunos e o fechamento de noventa e duas escolas, não discutida de forma satisfatória (a tal da reorganização escolar). Nossos jovens ocuparam vias e escolas, talvez cansados da falta de cicatrizes, de não poderem trabalhar suas próprias vidas, de não se apoderarem do mundo que os envolve. E não é de agora. Tampouco a reação dos estudantes (como no caso recente de São Paulo) parece tratar-se de mais um espasmo de participação, pois demonstram, em suas últimas atitudes, serem mais articulados e informados do que se imagina. Desta forma, unem-se em perspectivas e lutas.

No final da década de 1980 – em uma oportunidade rara para mim – indaguei Antônio Cândido de Melo se o jovem não lhe parecia, àquela altura, despolitizado e desmobilizado. Cândido, em sua sapiência, disse-me: “tudo é cíclico”. Ao que parece, tinha razão.

*Agnaldo Kupper é autor de Sociologia: Diálogos Compartilhados, da FTD Editora

 

in EcoDebate, 21/12/2015

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

2 thoughts on “Jovens na busca do controle de seu mundo, artigo de Agnaldo Kupper

  • Valdeci Silva.

    A História da “evolução” da espécie humana é de confrontos e dominações, e não há indício de que, no futuro, seja diferente, pois o egocentrismo é predominante em 99,999…% dos seres humanos.

  • Valdeci Silva.

    Cada fase da História humana, em síntese, é uma versão um pouco aprimorada da anterior.

Fechado para comentários.