EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Seminário Internacional discute Lixo Zero na Alerj

 

lixão

 

Estrelas da sustentabilidade mundial participam, nesta quinta-feira (29/10), de 9h30 às 12h, do seminário internacional Conceito Lixo Zero na prática, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O evento, promovido pelo Fórum de Desenvolvimento do estado do Rio em parceria com a Instituto Lixo Zero Brasil, Eccovida e Abrepet, faz parte da Semana Lixo Zero que ocorre pela primeira vez no estado do Rio de Janeiro e mobiliza, desde o seu lançamento, no dia 21/10, comunidades e cidades do Rio em eventos paralelos de conscientização sobre geração de renda, redução da produção de resíduos e sua correta destinação.

Entre os palestrantes, que pela primeira vêm ao Brasil contar suas experiências, está o capitão Charles Moore, autor do livro “Plastic Ocean” e fundador da Algalita (Fundação de Investigação Marinha que contabiliza todo o lixo encontrado nos mares e oceanos do mundo). “O problema atinge todo o mundo, mas o Brasil tem que ter especial atenção devido a sua grande costa marítima. Eventos como as Olimpíadas, que sofrem com a poluição na Baía da Guanabara, também são fatores que fazem ressoar a importância das palavras do capitão Charles Moore”, defende o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini.

Em 1997, no oceano Pacífico, o Capitão Charles Moore nota que seu barco estava navegando em um mar ja poluído pelo plástico e pelo lixo. Foi então que fundou o Instituto de Pesquisas Marinhas Algalita e institucionalizou o termo “Rota do Lixo no Pacífico”. Desde então, muitas pesquisas têm sido realizadas. Uma delas demonstrou que há mais de 8 milhões de toneladas de lixo plástico nos oceanos, somente em 2010.

Legislação e mobilização social

Para além dos oceanos, as cidades. A experiência de São Francisco, na Califórnia, será apresentada por Steven Chiv, do departamento de Meio Ambiente de São Francisco. Ele falará sobre a mobilização que está sendo feita para que a região metropolitana de São Francisco se torne Lixo Zero até 2020. Atualmente, 82% dos resíduos são desviados para compostagem e reciclagem, isto é, deixam de ir para os aterros.

Steven Chiv diz que a cidade chegou até esse patamar através do planejamento, envolvimento e cooperação do legislativo municipal e estadual. “As leis determinam as metas e índices que devemos alcançar, ao mesmo tempo que nos dão suporte em nossas ações e garantias e incentivos aos empreendedores locais.”

Participam ainda do encontro Pal Martenson, que coordenou o departamento de Sustentabilidade, Água e Gerenciamento do Lixo da cidade de Gotemburg, na Suécia, e criou o maior parque de reciclagem da Europa. ”Esse casos que serão trazidos demonstram que é possível construir nas cidades um ecossistema propicio para o desenvolvimento de empregos e renda a partir do combate ao desperdício e à destinação inadequada dos resíduos. Para a ALERJ, que aderiu esse ano à Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) sediar eventos como esse aproxima os gestores das boas práticas, e mostra que o desafio é universal”, afirma o presidente da ALERJ, deputado Jorge Picciani.

Mais do que uma meta a ser alcançada, o conceito Lixo Zero sugere novos hábitos para a sociedade, a fim de reduzir o desperdício. A ideia é eliminar o volume e a toxicidade da sujeira gerada, recuperando resíduos para introduzi-los na cadeia produtiva.

“Queremos mostrar que é possível construir uma cidade, um ecossistema propício para o desenvolvimento de empregos, renda e impostos, a partir do cuidado com o desperdício, com a construção de uma sociedade responsável, lixo zero”, diz Sabatini.”Nós perdemos de R$8 bilhões a R$ 12 bilhões ano ano com lixo. O maior prejuízo não é financeiro, mas social, estamos causando problemas ambientais e deixando de gerar emprego.”

O seminário, que terá tradução simultânea, é aberto ao público e começa às 10h, no plenário da Alerj.

SERVIÇO:

O CONCEITO LIXO ZERO NA PRÁTICA

29 de outubro de 2015

das 9h às 12h Local: Plenário Barbosa Lima Sobrinho

Alerj – Palácio Tiradentes Rua 1º de Março, s/nº – Praça XV

Centro – Rio de Janeiro

PROGRAMAÇÃO

09:00 – Credenciamento

09:30 – Abertura

Presidente da Alerj – Jorge Picciani

09:45 – SÃO FRANCISCO LIXO ZERO 2020

Steven Chiv – Departamento de Meio Ambiente de San Francisco – USA

10:00 – CENTROS DE RECICLAGEM E REUSO – Gotemburg – Suécia

Pal Martenson – Zero Waste Europe

10:20 – UNIVERSIDADES LIXO ZERO – USA

Faye Cristoforo – Diretora da PLAN – USA

10:40 – Empreendedorismo em um Ecosistema Lixo Zero

Sandra Nordstorm – The Good Tribe – Suécia

11:00 – OCEANO DE PLASTICO

Cap. Charles Moore – Escritor do livro PLASTIC OCEAN

11:20 – PAINEL – LIXO ZERO BRASIL, Caminhos a seguir

Rodrigo Sabatini, Edson Freitas

12:00 – Encerramento

*O evento conta com tradução simultânea. Entrada franca e aberta ao público

 

in EcoDebate, 29/10/2015


[ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa