EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Marolinha? Disseram que ela não chegava no Brasil… artigo de Adrimauro Gemaque

[EcoDebate] – Lá (EUA), ela é tsunami; aqui, se ela chegar, será uma marolinha que nem dá para esquiar. Esta frase é do então presidente Lula em 04 de abril de 2008, em São Bernardo do Campo-SP, ocasião em que participava de uma carreata ao lado do candidato a prefeito daquele município e ainda confirmou que pretendia telefonar para o presidente George W. Bush para lhe prestar solidariedade. A crise financeira de 2008 foi a maior da história do capitalismo desde a grande depressão de 1929. Começou nos Estados Unidos após o colapso da bolha especulativa no mercado imobiliário, alimentada pela enorme expansão de crédito bancário e potencializada pelo uso de novos instrumentos financeiros. A crise financeira dos Estados Unidos, se espalhou pelo mundo todo em poucos meses.

Naquela ocasião, o então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, como enfrentamento da crise, sancionou um pacote econômico de US$ 700 bilhões para ajudar empresas que estão passando por dificuldades devido à crise econômica que atingia o país. O governo dos Estados Unidos reagiu ao enfrentamento da crise, estabilizou a economia e voltou a crescer novamente.

Agora, o PIB dos EUA é revisado e cresce 3,7% no 2º trimestre/2015 em taxa anualizada. Este forte impulso pode permitir ao Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA) aumentar a taxa de juros este ano. Esta alta tem refletido principalmente em função do aumento no consumo das famílias (Portal G1, 27/08/2015).

150917a

A presidente Dilma, logo após a sua posse para o segundo mandato viu crescer a sua lista de problemas. Já não bastasse as dificuldades herdadas dos últimos quatro anos, principalmente com relação as contas públicas em bagaços. A presidente petista implementa o ajuste fiscal com o seu ministro Joaquim Levi o “mãos de tesoura”, com medidas que afetaram diretamente o bolso da população, como a elevação das taxas de juros, retirada de benefícios vinculados à previdência social, mudança nas regras trabalhistas, aumento da conta de luz, dos combustíveis e de impostos. Para os analistas em poucos meses conseguiu desagradar a todos.

A marola virou onda porque o mar não serenou por culpa do perfil do crescimento dos Estados Unidos“. Esta frase é da presidente Dilma Roussef, em junho de 2015 que se encontrava em Bruxelas e que fez uma análise, quando indagada sobre as declarações feitas em 2008 pelo então presidente Lula, quando ele minimizava os efeitos da crise americana sobre o Brasil. Só esqueceu um detalhe: diferente do Brasil, a economia americana voltou a crescer, conforme podemos ver no gráfico que demonstra o crescimento do PIB dos Estados Unidos.

Já, crise por qual passamos tem levado a um caos a nossa economia. O boletim Focus do Banco Central (BC), divulgado hoje (14/09), aponta pela nona semana consecutiva, a projeção para o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) de 2015 foi revista e a expectativa agora é de contração de 2,55%. No documento anterior, o recuo econômico esperado era de 2,44%. Para 2016, a estimativa passou de retração de 0,50% para queda de 0,60%. Observe o gráfico:

150917b

Fonte: Boletim Focus (BC)

Agora com o rebaixamento da nota de crédito do Brasil feito pela agência de classificação de risco Standard & Poor’s, Lula disse no último dia 10 de agosto que “não significa nada”, acrescentando que “significa que apenas a gente não pode fazer o que eles querem. A gente tem que fazer o que a gente quer”. Lá em setembro de 2009, quando a mesma agência deu o “upgrade”, ele declarou: “Nós acabamos de ter a notícia de que o Brasil passou a ser investment grade. Não sei nem falar direito a palavra, mas, se formos traduzir para uma linguagem que todos os brasileiros entendam, poderia dizer que o Brasil foi declarado um País sério, que cuida de suas finanças com seriedade”.

Para a revista britânica “The Economist”, o rebaixamento veio tarde. “O mistério é por que isso não aconteceu antes”, diz a publicação. Segundo a revista, muitos se desesperaram quando o governo apresentou, na semana passada, o orçamento para 2016 prevendo um déficit de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB), e os mais preocupados apontaram que o rebaixamento era apenas uma questão de tempo. A revista diz ainda que o país deve sofrer consequências econômicas por conta do corte da nota, o que “não deve ajudar o Brasil a se livrar da recessão em que entrou no último trimestre”. A publicação ainda aponta que a redução da nota é um “tapa na cara” do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, mas coloca na conta do Congresso a responsabilidade por “destravar” o Orçamento e permitir mais cortes de gastos, que levem as contas públicas a uma posição mais sustentável. Veja no gráfico a evolução da nota do Brasil feita pela Standard & Poor’s, no período de 2006 à 2015.

150917c

O partido político (PT) que governa o Brasil nos dias atuais é o mesmo partido que vem governando já há treze anos o nosso país. Agora que a avaliação é negativa, a nota de crédito atribuída pela agência de risco ao Brasil não vale?

Fico eu aqui, a lembrar da fábula “A Raposa e as Uvas”, escrita por Jean de La Fontaine (1621-1695), poeta e fabulista francês na qual descreve que (..) “Uma raposa que vinha pela estrada encontrou uma parreira com uvas madurinhas. Passou horas pulando tentando pegá-las, mas sem sucesso algum. Saiu murmurando, dizendo que não as queria mesmo, porque estavam verdes. Quando já estava indo, um pouco mais à frente, escutou um barulho como se alguma coisa tivesse caído no chão, voltou correndo pensando ser as uvas, mas quando chegou lá, para sua decepção, era apenas uma folha que havia caído da parreira. A raposa decepcionada virou as costas e foi-se embora de novo”. Aqueles que são incapazes de atingir uma meta tendem a depreciá-la para diminuir o peso de seu insucesso.

Foi assim, que fez ex-presidente Lula com a sua declaração relacionada ao rebaixamento da nota de crédito do Brasil. Agride de forma brutal a inteligência de todos nós cidadãos brasileiros!

Referências:

http://oglobo.globo.com/economia/lula-crise-tsunami-nos-eua-se-chegar-ao-brasil-sera-marolinha-3827410.

Crise no Brasil foi marola que virou “onda”. Disponível em: <http://www.valor.com.br/brasil/4089540/crise-no-brasil-foi-marola-que-virou-onda-diz-presidente

Adrimauro Gemaque, é Articulista e Analista do IBGE, apresenta seus pontos vista em caráter pessoal. E-mail: adrimaurosg@gmail.com

 

in EcoDebate, 17/09/2015

[cite]


[ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

4 thoughts on “Marolinha? Disseram que ela não chegava no Brasil… artigo de Adrimauro Gemaque

  • lincoln gambier

    Parabens pelo artigo. Como sempre bem fundamentado. O passar dos anos se encarregou de evidenciar qual tosca foi a politica dita “progressista” dos nossos atuais governantes!

    Abraços

  • José Eustáquio

    Parabéns Adrimauro,

    Realmente estamos diante da maior crise da história brasileira, tal como falou o Cesinha nos artigos abaixo:

    César Benjamin. “O sistema político irá naufragar”, 24 de março de 2015
    http://app.iptvmax.com/embed.aspx?e=24&c=60&v=8433&l=732&a=480
    César Benjamin. É pau, é pedra, é o fim de um caminho, Revista Piaui, Edição 103, Abril de 2015
    http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-103/tribuna-livre-da-luta-de-classes/e-pau-e-pedra-e-o-fim-de-um-caminho

    Abs, JE

  • ÁPICE E DECLÍNIO.

    O capitalismo já atingiu o ápice de sua ascensão;
    daqui em diante será o declínio, até o fim.
    Se há países economicamente desenvolvidos que ainda não foram atingidos, em breve também sofrerão os males da recessão.
    As possibilidades do planeta Terra para manter a enorme população humana – mesmo com grande maioria vivendo na pobreza – já foram ultrapassadas.

  • A luta partidária, aqui no Brasil, que tem como objetivo principal afastar a Presidente Dilma Roussef do cargo, é vã.

Fechado para comentários.