EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

NotíciaPodcast

96% dos brasileiros acham que impostos encarecem os alimentos

 

podcast

Apresentação Eduardo Mamcasz, da Radioagência Nacional

Um a cada quatro brasileiros não tem a menor idéia de quanto imposto está pagando. Por isso, quando perguntados em pesquisa, 25% responderam que nunca pagaram imposto. Como se, ao comprarem um quilo de feijão, por exemplo, não estivessem pagando imposto. Vamos nessa?

A pesquisa é da Federação do Comércio, Rio de Janeiro, e do Instituto Ipsos. Entre os 73% dos brasileiros que disseram que sabem que pagam, e quanto, de imposto, 60% deles explicam que são, na verdade, impostos municipais, como o IPTU, ou taxas de iluminação e lixo. E os outros?

Entre os 73% que dizem que sabem quanto pagam de impostos, 39% disseram que são estaduais, como o IPVA. Outros 17% explicam que os impostos que eles pagam são, na verdade, federais, entre eles, o mais lembrado, o Imposto de Renda. Aliás, com relação ao ano passado, nesta parte do Imposto de Renda, aumentou em 5% o tanto de gente que descobriu que paga Imposto de Renda.

Vamos então para mais umas descobertas feitas nesta pesquisa da Fecomércio sobre o quanto o povo acha que paga de impostos. Agora, o seguinte: o quanto o brasileiro acha que os impostos aumentam os preços das coisas. Vamos lá. Quase 100%, para ser exato, 96% sabem que os impostos são responsáveis pelo aumento, por exemplo, na conta de luz. Aliás, no ano passado, 92% achavam isso.

Só pra fechar esta prosa imposta. É grande o número de brasileiros que acham que os impostos aumentam, de fato, os preços de diversos produtos e serviços: 96% também acham que os impostos aumentam os preços dos alimentos; 93%, a conta do telefone; o mesmo tanto, com relação a vestuário e produtos de higiene; 90% nos produtos de saúde; 89% nos serviços bancários.

Para acessar o áudio em seu player e/ou fazer o download clique aqui

 

in EcoDebate, 21/08/2015


[ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “96% dos brasileiros acham que impostos encarecem os alimentos

  • É por isso que o ideal seria que:
    1. nossos impostos fossem discriminados nas notas fiscais, como acontece, por ex., nos EUA e na Europa;

    e

    2. que nossos impostos, ao invés da gigantesca complicação de regras que são hoje, fossem simples o suficiente para permitir que 1 fosse cumprida.

    Enquanto isso, vivemos numa sociedade de burocratas, em que cidadãos comuns podem ser obrigados a contratar contadores porque só quem trabalha com isso sempre é capaz de desvendar o como declarar corretamente impostos, e ninguém consegue dizer “estou em dia com todas as minhas obrigações” sem aquele pézinho atrás do ” que eu saiba”, pois sempre pode ter algum imposto ou regulamento tirado do chapéu que a pessoa não está cumprindo.

Fechado para comentários.