EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

CFC, FBC e Profis publicam Manual de Procedimentos para o Terceiro Setor

 

interesse público

Publicação já está disponível no site do Conselho

A Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e da Associação de Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social (Profis) lança, no próximo dia 21, em São Paulo, o Manual de Procedimentos para o Terceiro Setor. A publicação tem o objetivo de auxiliar os profissionais da contabilidade que atuam em entidades da sociedade civil a conferir transparência em prestações de contas e registros contábeis.

A publicação surgiu de uma demanda da Profis, que observou a necessidade de melhoria das práticas contábeis do terceiro setor. “A Profis é a entidade que sintetiza a demanda por informação contábil produzida pelos contadores das entidades de interesse social. A partir dessa demanda, organizamos um grupo. Os capítulos do livro foram produzidos com a colaboração de autores que têm experiência prática, outros que contam com experiência acadêmica e alguns que contam com experiência nas duas áreas”, conta José Antonio de França, coordenador do Grupo de Estudos do CFC que produziu o manual.

A adequação entre a contabilidade pública e o terceiro setor foi tema de reunião no mês passado entre a assessora especial da Secretaria-Geral da Presidência da República Laís Lopes e o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, José Martonio Alves Coelho. No próximo dia 27, entra em vigor o novo regime jurídico das parcerias voluntárias, e a secretaria-geral pediu auxílio do CFC para capacitar os profissionais da contabilidade sobre o novo marco legal. Segundo França, o Manual de Procedimentos auxilia nessa tarefa. “A publicação trata de prestação de contas e de procedimentos de contabilidade. Embora não seja voltado apenas para entidade que tenha convênio com o setor público, o manual auxilia nesse tipo de prestação de contas.”

O Manual de Procedimentos detalha, em 11 capítulos, o Regime Tributário Brasileiro, os conceitos básicos do sistema de controle interno, a necessidade e o trabalho das auditorias das demonstrações contábeis e o plano de contas.

A publicação está disponível no site do Conselho Federal de Contabilidade (www.cfc.org.br).

Por Juliana Barbosa, in EcoDebate, 22/07/2015


[ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário dda revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa