EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Site disponibiliza informações sobre tendências e avanços tecnológicos

 

A Web of Science, base de dados multidisciplinar que lista mais de nove mil periódicos, faz parte do Portal de Periódicos da Capes, na qual a Embrapa está inserida

periódicos

Pesquisadores, analistas, bolsistas e estagiários da Embrapa Agropecuária Oeste participaram de uma capacitação, na própria Unidade de Pesquisa (Dourados, MS), sobre a utilização prática dos produtos informacionais da Thomson Reuters. O treinamento abriu a Jornada de Iniciação à Pesquisa da Embrapa (Jipe) de 2015, na terça-feira, 23 de junho. Para a Embrapa e instituições que são cadastradas na Capes, essas informações podem ser obtidas no Portal de Periódicos da Capes.

Deborah Dias, gerente de treinamento e suporte da Divisão Científica da Thomson Reuters e responsável pelo treinamento, explica que não somente os empregados de uma instituição que assina os serviços podem acessar a base de dados, mas as pessoas que circulam pelo ambiente da instituição podem verificar as informações pelos computadores locais. “Com isso, é possível acompanhar tendências e avanços tecnológicos, encontrar lacunas em potencial no mercado para patentes e seguir a evolução de uma linha de pesquisa”, afirma Deborah.

Pelo site, é possível acessar mais de nove mil periódicos para consulta por meio do Web of Science, base de dados com resumos e informações de onde se encontra a publicação completa. Outra funcionalidade é a pesquisa de 11 milhões de patentes de 40 fundações nacionais e internacionais usando a ferramenta Derwent Innovations Index. Já o Endnote é um software que facilita a inserção de referências bibliográficas de artigos científicos. “Esse software importa as referências bibliográficas de uma determinada publicação via Web, e insere as referências no corpo do texto do word”, explica Deborah.

Também podem ser verificados quais são os periódicos mais citados em uma área e qual o fator de impacto de uma determinada publicação para a comunidade científica. “Esse é o recurso do Journal Citation Reports, que avalia e compara artigos científicos a partir de dados de revistas acadêmicas e técnicas”, diz, e complementa: “O sistema faz um ranking de acordo com o parâmetro ou combinação de parâmetros que o usuário buscar”, diz Deborah, lembrando que a busca deve ser feita usando palavras na língua inglesa.

Como exemplo, ela falou da utilização do parâmetro “instituições brasileiras” mais o parâmetro “corn” [milho em inglês]. Nesse caso, será mostrado o ranking das instituições brasileiras que mais publicaram artigos científicos com o termo “corn” e também pode classificar por artigos mais citados em referências bibliográficas. “É importante, porque o alcance e a importância de uma determinada linha de pesquisa pode ser analisada e saber como esses trabalhos estão sendo desenvolvidos por outros pesquisadores”, mencionou Deborah.

Este aspecto de produção de conteúdo também foi abordado pelo pesquisador Guilherme Asmus, chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste, no fechamento da Jornada Científica, no dia 24. Ele ressaltou que o número de publicações técnicas e científicas produzidas no Brasil tem aumentado de forma significativa, “o que é muito bom, mas geração de inovações tecnológicas também devem ser priorizadas. Só assim avançamos na produção de conhecimento e de tecnologias para serem colocadas em prática, beneficiando toda a sociedade”, ressaltou Asmus.

4ª edição do Jipe

Refletir sobre a expressão “iniciação científica” foi o recado dado pelo pesquisador Harley Nonato de Oliveira, chefe adjunto de P&D da Embrapa Agropecuária Oeste, aos estagiários e bolsistas que se inscreveram e/ou assistiram às apresentações orais e de pôsteres durante o Jipe. “É o início da busca pela prática da ciência e também a porta que se abre para mestrado, doutorado e pós-doutorado”, disse.

Ao analisar a avaliação de desempenho dos dois dias de Jipe, o presidente da Comissão Organizadora do evento, o pesquisador Danilton Flumignan, reiterou a importância da integração entre acadêmicos e pesquisadores durante o período de estágio na Embrapa Agropecuária Oeste. “Cada um contribui com o conhecimento que possui e isso faz surgir novas experiências para o mundo científico”, concluiu.

Parcerias institucionais – os professores e pesquisadores de outras instituições convidados para avaliar os 43 trabalhos (20 apresentações orais e 23 em pôsteres) foram Antônio Carlos Tadeu Vitorino, Munir Mauad, Jorge Wilson Cortez, os três da UFGD; e Mariana Zampar Toledo, da Unigran.

Os avaliadores internos foram os pesquisadores Ivo de Sá Motta, Tarcila S. de Castro Silva, Luís Antônio K. A. Inoue, Germani Concenço, Márcio A. Ito, Rodrigo Arroyo e Carlos H. Kurihara

Certificado do Jipe – os certificados de participação na 4ª Jornada de Iniciação à Pesquisa da Embrapa (Jipe) estarão disponíveis no hotsite do evento (www.cpao.embrapa.br/declaracao/index.php) a partir de 1º de julho de 2015. Receberão o certificado quem teve presença mínima de 75% na Jornada.

Por Sílvia Zoche Borges (MTb-MG 08223 JP), Embrapa Agropecuária Oeste

 

Publicado no Portal EcoDebate, 02/07/2015


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa