EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Comissões da Verdade, artigo de Millos Augusto Stringuini

 

opinião

 

[EcoDebate] O Brasil presencia os resultados da Comissão da Verdade que examinou a Ditadura de 1964 e seus atos contra os opositores daquele regime.

Revisões históricas são necessárias, mas também são importantes revisões do passado recente e do presente.

Diversas atrocidades contra uma grande parte da população brasileira continuam cotidianamente ocorrendo e as autoridades preferem a inação.

O atendimento pelo SUS é preferencialmente atroz. A carga tributária incidente sobre a população mais pobre é pura maldade. O valor do salário mínimo abaixo daquilo que é determinado pela Constituição e as aposentadorias pelo INSS em valores que não permitem uma sobrevivência digna aos idosos são exemplos das desumanidades cometidas pelos Governos contra a população.

Temos cerca de 140 milhões de analfabetos, analfabetos funcionais e alfabetizados parciais, fruto de um sistema de ensino maquiavelicamente sucateado, pedagógica e materialmente.

Em matéria de qualidade de vida, mais de 11 milhões de pessoas morando em favelas (IBGE), com milhares de brasileiros convivendo com esgotos domésticos a céu aberto, com sistemas pluviais deficientes e altamente contaminados, entupidos de lixo, com inadequada disposição final e sem controle da poluição. O número de “lixões” existentes no Brasil é crime contra os brasileiros, a humanidade e o planeta.

Falar dos problemas de corrupção é reiterar conhecido descalabro nacional.

A realidade é uma só, as instituições públicas que deveriam promover o bem-estar da população e proteger o meio ambiente, quando se transformam em corporações públicas, cometem veladas atrocidades, ou seja, o Estado se volta contra o Povo.

Por isso, o Brasil precisa de outras Comissões da Verdade: do SUS; do INSS; da Corrupção; da Segurança Pública; da inação Governamental e tantas quantas forem necessárias até o dia em que o Brasil passe a ter uma administração pública verdadeiramente voltada para proteger a sociedade e o meio ambiente. …

Millos Augusto Stringuini
Biólogo, Conselheiro Coordenador da CMA – Comissão de Meio Ambiente do CRBio – 03.

Publicado no Portal EcoDebate, 09/01/2015

[cite]


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

4 thoughts on “Comissões da Verdade, artigo de Millos Augusto Stringuini

  • Luiz Gonzaga Mello

    Parabéns pelo artigo, conseguiu traduzir e expressar toda a realidade da nação brasileira.
    Sem contar com as mortes no nosso transito e tambem a total falta de segurança no nosso dia a dia.
    Deveriam criar uma comissão da verdade sobre este partido que está aparelhando o estado PT.
    Meus parabéns.

  • Até que, enfim, achei algo com o mesmo viés de minha visão. Mortes são mortes e se tem causa apenas se as identificam mas para o morto, está morto, se foi, e pronto. Quando ao não mais viver por aqui a causa da saída chega a ser quase irrelevante. A comissão da verdade pesquisou, forçou a barra, fez a inquisição e achou 464 (isso mesmo?) mortos e desaparecidos durante os 24 anos da “ditadura militar” (entenda-se, do regime militar que impediu que “eles”). os comunas colocassem a mão na massa e escravizasse as “massas”. Entre os desaparecidos os que “deram no pé” e sumiram com medo de represálias. Alguns voltaram outros não. Não quer dizer que “desaparecidos por ação militar…”. Na mesma tônica do articulista, á qual me somo, quantos já morreram por desídia pública em filas de Pronto Socorro, Hospitais, ao desabrigo, pela violência da bandidagem incontida, pela violência irrefreada no trânsito, pela ação de drogas não coibidas a contento, por ação de gangs das favelas (ou não), por ação das quadrilhas encarceradas, mas não inativas que têm acesso a celulares, a facões, punhais, arma de fogo, bebidas, maconha, coca e tudo o mais, inclusive “uisque” e caipirinha? Em 12 anos de desgoverno podemos estimar não ao nível de centenas ou milhares, mas acima de milhões… Podemos afirmar, sim, que os mortos por desídia dos governos no cumprimento de seus deveres somam – em apenas 12 anos – milhões de brasileiros. Existe violência maior? “Brasílis in PT” 12 ANOS – indo para 16, aumentando os milhões. (duplo sentido também… )

  • Francisco Martins

    Pontual, direto e factual. Raras vezes vi alguém dizer de forma corajosa as mazelas a serem resolvidas, com aqui pude ler!

  • Prof. José de Castro Silva - UFV

    Li e gostei da matéria porque a verdade não existe pela metade. Ou é verdade ou não é verdade. É preciso ver estas ditaduras disfarçadas, que matam e amordaçam a população silenciosamente, sem usar a violência, mas sugam o sangue, principalmente da população mais pobre.
    Esta comissão da verdade não vai buscar a verdade do outro lado? Quem eram Genóíno, José Dirceu e Dilma e outros tantos que hoje clamam por justiça ? Se querem a verdade, precisam contar as mazelas destes heróis nacionais que foram convertidos, mas que já aprontaram bastante. Basta ver a ficha corrida deles. Somente a história o dirá..E os brasileiros inocentes os odiarão pelo que estão fazendo em nome da verdade.
    E o que estão fazendo com o Brasil de hoje? Humilhando-o e comparando-o à Bolívia, Cuba, Venezuela, sujando a nossa história com corrupção, violência, desmandos, mentiras..
    A história dirá. e os odiará. A verdade dirá. Não precisa da Comissão da Verdade. A mentira tem pernas curtas.

Fechado para comentários.