EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Acordos Setoriais para Logística Reversa em Consulta Pública – Embalagens e Lâmpadas

 

lâmpadas

 

O Ministério do Meio Ambiente – MMA publicou no Diário Oficial de 08 de setembro de 2014, página 52, as Portarias nº 326 e 327 que abrem as consultas públicas para a elaboração dos acordos setoriais para a implantação de sistemas de logística reversa de embalagens em geral – Portaria 326/2014 e para lâmpadas fluorescentes e de vapor de sódio e mercúrio – Portaria 327/2014. Estes acordos setoriais estão previstos na Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS e fazem parte da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos entre os fabricantes ou importadores, distribuidores, comerciantes, serviços públicos de limpeza urbana e consumidores (Lei 12.305/2010, artigos 33-36).

A PNRS prevê que estão sujeitos aos acordos setoriais as embalagens de papel e papelão, plástico, aço, alumínio, vidros e embalagens cartonadas longa vida. No caso das lâmpadas, todas as que contenham mercúrio, sódio ou mistas devem ter destino final ambientalmente adequado. A elaboração e procedimentos destes acordos setoriais já tinham sido definidos pelo Comitê Orientador Para a Implantação de Sistemas de Logística Reversa (Decreto 7.404/2010, artigos 33 e 34), na Deliberação nº 01 de 21 de maio de 2012, publicada no Diário Oficial da União em 23/05/2012.

As sugestões e colaborações devem ser fundamentadas, identificadas e encaminhadas ao Ministério do Meio Ambiente através de formulários eletrônicos disponíveis no endereço http://www.governoeletronico.gov.br no período de 00 hora de 15/09/2014 às 23 horas e 59 minutos de 15/10/2014.

As portarias 326 e 327 são acessadas na íntegra no endereço: http://pautasressem.blogspot.com.br/2014/09/portaria-mma-que-abrem-consultas-sobre.html

 

Por Antonio Silvio Hendges, Articulista do EcoDebate, professor de Biologia, pós graduação em Auditorias Ambientais, assessoria em sustentabilidade e educação ambiental – www.centaecbrasil.blogspot.com.br

 

EcoDebate, 15/09/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Acordos Setoriais para Logística Reversa em Consulta Pública – Embalagens e Lâmpadas

  • A consulta pública de logística reversa para embalagens em geral, encerrada no último dia 15, foi estendida e segue disponível para novas contribuições e sugestões até o dia 20 de novembro.

    As contribuições deverão ser feitas no site Governo Eletrônico. As sugestões recebidas estão disponíveis no mesmo endereço. A minuta da proposta de acordo de embalagens em geral (as embalagens de agrotóxicos e óleos lubrificantes já existem acordos específicos) é assinada por 20 entidades representativas da cadeia de embalagens.

    Fonte: http://www.mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&id=570

Fechado para comentários.